quinta-feira, novembro 04, 2010

A380: Emergência na Indonésia



Pessoal,

Foi rápido e, por sorte, sem maiores consequências, mas o Airbus A380 teve ontem seu primeiro grave incidente. A companhia aérea australiana Qantas Airways suspendeu o voo de seus seis Airbus A380 hoje, quinta-feira 04 de novembro, depois que um avião do mesmo modelo foi forçado a realizar um pouso de emergência em Cingapura, após registrar falha em uma de suas turbinas Rolls Royce, informou a empresa aérea. A manobra não feriu passageiros nem tripulação.

"Vamos suspender todas as decolagens do A380 até que estamos totalmente confiantes de que temos informações suficientes sobre o voo QF32", informou o presidente-executivo da Qantas, Alan Joyce. Um Airbus A380, o maior no transporte de passageiros no mundo, da compahia australiana Qantas, registrou uma avaria numa das turbinas no espaço aéreo da Indonésia e teve que fazer uma aterrissagem emergencial pela manhã (em torno da 01h30 horário local, madrugada no Brasil). O avião, com 443 passageiros e 26 tripulantes, que tinha como destino Sydney, teve um problema técnico ao sobrevoar a ilha de Batam, confirmaram autoridades da Indonésia. A empresa ainda analisa as causas da falha, e resolveu manter em terra por tempo indeterminado as aeronaves do mesmo modelo.

Segundo a agência de notícias France Presse (AFP), fumaça saiu da parte inferior da aeronave pouco depois do pouso. O avião foi cercado por seis caminhões do Corpo de Bombeiros, que usaram um produto químico para resfriar a turbina danificada. O governo australiano informou que nenhum passageiro ou integrante da tripulação se feriu durante a manobra emergencial. Também não houve tumulto durante o esvaziamento da aeronave. “O avião aterrissou sem incidentes no Aeroporto Changi, e nenhum passageiro nem tripulante ficou ferido”, afirmou um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Austrália. De acordo com a imprensa Indonésia, uma pequena explosão chegou a jogar fragmentos do avião no espaço aéreo do país. Pouco depois, o avião começou a despejar combustível para fazer a aterrissagem forçada, informou Tatang Kurnia, chefe do Conselho de Segurança de Transporte da Indonésia.

Sérgio

Nenhum comentário: