domingo, novembro 28, 2010

Estranho...


Pessoal,

Quem vê o noticiário hoje percebe o total ufanismo acerca da situação no Rio de Janeiro: VENCEMOS é o que a mídia e a Polícia já divulgam. Ora, não é possível achar que somos idiotas: não tivemos nenhum confronto grave com os sabidamente muito armados traficantes da região. Praticamente houve zero de confronto no Morro do Alemão. Se temos os bandidos da Favela do Cruzeiro que fugiram para lá na semana passada, se tínhamos os bandidos de lá (Morro do Alemão) e nada acontece entre eles e a Polícia, só posso crer que ou os bandidos optaram por um recuo estratégico para reorganizar e reagir (e, nesse caso, muito longe de termos a situação sob controle) ou já fizeram acordo com as autoridades. Não aceito que a Polícia tenha se tornado super eficiente do dia para a noite e que os bandidos tenham desistido de resistir e do crime. Estranho... Não vencemos nada ainda. 

E mais: se os militares saírem das ruas na semana que vem, sem prender os bandidos, sem apreender suas armas (especialmente elas) volta tudo ao normal. Acho que tem coisa errada aí... No começo era sério, agora parece mais espetáculo para a mídia. Já estão dizendo que as operações são um sucesso, que nem Iraque, nem nenhum outro local do mundo teve uma operação tão bem sucedida de controle de insurgência... É o máximo: os caras não tem noção do que falam. Amigos, não prendemos os traficantes que mandam, só temos algumas toneladas de maconha e outras drogas esparsas em quantidades menores, não temos as armas pesadas, não temos resultado efetivo. Temos sim, um começo e parabéns para os militares. Mas é só...

Além disso, não foi uma operação planejada. Eles começaram atuando em uma briga de traficantes. Acreditaria mais se fosse uma operação planejada e iniciada pelo Estado. Mas não foi... Agora podem até dizer que sim, vão querer faturar, mas é só pensar que a verdade aparece. Ouvi de uma pessoa do Rio, militar, que os bandidos fugiram para o Morro da Mangueira. Temos de achar os criminosos (os grandes também) e as armas, sem o que todo o trabalho será perdido. Nós não ganhamos o território dos bandidos: eles entregaram sem luta. Isso não deve ficar assim, ou alguém pensa que vai?

Isso não pode acabar amanhã... Infelizmente, é cedo a dizer que vencemos a violência.

Sérgio

PS: Aos amigos do Rio, não me levem a mal, rsrsrs... Não estou falando mal do Estado. Só estou preocupado com uma tendência de perdermos o bom momento e isso trazer descrédito. Bato palmas para o que está acontecendo, só quero que seja de verdade.


Nenhum comentário: