terça-feira, setembro 18, 2012

iPad's no cockpit American


Uma excelente notícia. E dá-lhe Apple!!! Outras empresas já usam, mas em voos locais. A American Airlines vai padronizar. Show... Veio do Hangar de Plástico:

Os pilotos da companhia aérea American Airlines (AA) vão começar este mês a utilizar dispositivos iPad no cockpit dos aviões durante todas as fases de voo – incluindo nas decolagens e nos pousos – com base numa autorização concedida pela Federal Aviation Administration (FAA) e anunciada ontem pela companhia. De acordo com um comunicado da empresa, os pilotos começarão a utilizar os iPads este mês na frota de aviões Boeing 777, com promessas de alargar a autorização a todos os tipos de voos e aeronaves até ao final de 2012, dependendo do processo de autorização em curso por parte da FAA. A medida insere-se num projeto da AA para eliminar os manuais e as cartas de navegação em papel em todos os seus voos, de modo a reduzir os custos de combustível associados ao peso que esses documentos possuem. Se individualmente cada kit de navegação em papel pode ter custos insignificantes num determinado voo, a American Airlines alega que aplicando a medida a todos os voos permitirá poupar cerca de 1,2 milhões de dólares por ano em combustível, valores calculados com base nos atuais preços de mercado. "Com esta aprovação da FAA vamos poder usar o iPad para aproveitar totalmente os benefícios do nosso programa Electronic Flight Bag" afirma no comunicado John Hale, vice-presidente da American Airlines, explicando que essa possibilidade permitirá "melhorar o ambiente de trabalho dos nossos pilotos, reduzir a nossa dependência do papel e aumentar a eficiência do combustível nos nossos aviões".

O programa Electronic Flight Bag da AA prevê a eliminação do papel nos manuais das aeronaves e na maioria das cartas de navegação, em todos os voos comerciais da empresa, a partir do início de 2013. Segundo a American Airlines, os dispositivos iPad são, atualmente, os únicos tablets a receber aprovação da FAA para utilização em ambiente de cockpit em todas as fases de voo, mas a empresa mostra-se recetiva a usar outros tablets nas mesmas condições, caso a FAA emita também as respetivas aprovações. A utilização de dispositivos eletrônicos, durante todas as fases dos voos, é uma questão recorrente no universo da aeronáutica, sobretudo no respeito às posições da agência norte-americana. No final de agosto, a FAA anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar o verdadeiro impacto da utilização deste tipo de equipamentos nos aviões, com o objetivo de criar uma lista de recomendações a ser seguida pelas empresas de aviação norte-americanas.

Sérgio

Nenhum comentário: