sábado, agosto 30, 2008

Aviation Art - Laercio Devegili



Pessoal,

Esse é o Aviation Art de hoje. Meu avião do coração, o Boeing 727. Uma máquina sensacional, marco da aviação mundial, que já tive em minhas mãos em dois vôos inesquecíveis. Nos anos 70/80, foi o principal avião das empresas brasileiras, sendo utilizado pela Transbrasil, Vasp, Varig e Cruzeiro. Foi o primeiro jato comercial a ultrapassar as 1.000 unidades e, no total, 1.832 deixaram a linha da Boeing.

Esse quadro que trago para vocês hoje, retrata um Boeing 727-100 da Transbrasil, na pintura Arco-Íris usada nos anos 80 ingressando na Terminal São Paulo, ou seja, prestes a pousar no então Aeroporto Internacional de Congonhas, pois nessa época, o Aeroporto de Guarulhos não existia. A obra, um óleo de 1984, foi pintada por Laercio Rentes Devegili e era parte da Coleção Transbrasil, adornando suas instalações pelo Brasil afora. Nela, o Boeing 727-100 prefixo PT-TYL se aproxima, sob nuvens baixas e por instrumentos (radar), pelo setor Leste, da então Pista 16 (a numeração hoje foi alterada para 17) e, no momento capturado, passa pelo través (por cima) do Jóquei Clube de São Paulo. Espero que gostem!!!

Abraços,

Sérgio

6 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima ilustração!!!

Estou gostando dos tópicos de Aviation Art!!!

Belo achado!!

Bjs,

Patricia

Nos-767 disse...

Essa linda pintura não ilustra(va) somente as instalações da companhia, mas tem um (belo) lugar de destaque - até hoje - na sala de minha casa...simplesmente lindo!!!

Unknown disse...

Desde que era aluno no curso de PP sempre admirei a riqueza de detalhes deste quadro, para mim um dos mais perfeitos retratos de aviação que já vi. Cheguei a escrever para a Transbrasil para comprar uma cópia mas infelizmente nunca obtive retorno.

Anônimo disse...

Só um ponto...o pintor chama laercio rentes devegili...não levegili

Sérgio Gonçalves disse...

Corrigido o link da foto e o nome! Obrigado! SR

Meu Hobby disse...

O Quadro, não sei se o original, estava na sala do Omar Fontana no predio da Trans Brasil em Congonhas. Tive a sorte de ganhar um copia da Ana Bongiovani, secretaria da diretoria na epoca.
Linda lembrança.

Paulo D'Agostini