Pessoal,
Uma das grandes alegrias do plastimodelismo como hobby é que, ao se ganhar ou comprar um modelo, a primeira coisa que se faz é, literalmente, "viajar" no mesmo, pensando no objeto verdadeiro que se vai fazer. Aí começa a busca na memória pelo que se tem de material de referência. Com os anos, junta-se muita coisa, rsrsrs Mas, hoje, com a Internet, a situação é mais fácil. Basta uma boa busca no Google e, voilá, têm-se o que se quer e sabe-se exatamente onde e quando, rsrsrs Estou pesquisando para montar o presente da Olivia, o L-749 escala 1/72 da Heller que postei ontem, dia 26.
Já descobri várias coisas: como é comum, muitos fabricantes não prestam a devida atenção no que fazem e a Heller (fabricante francesa do kit) errou feio. Este Constellation, em particular, até onde sei no momento, não operou com a parte superior da fuselagem em branco (como o da foto acima), o que me fará ter de recortar e/ou refazer grande parte dos decais. Além disso, o prefixo na época que quero fazer, a do acidente com o Cessna 140 (veja o post do dia 26 abaixo), ainda era NC86530 e não apenas N86530 como veio no kit. São detalhes, mas estes fazem toda a diferença...
Sérgio
PS: Este Constellation da foto acima é do modelo L-049 e, na época do registro (Miami, 1951) operava na Pan Am como N88837. Foi vendido em 1954 para a brasileira Panair como PP-PDG (veja foto abaixo do meu amigo Vito Cedrini, tirada no Rio de Janeiro, aeroporto do Galeão em 24.09.1968). O PP-PDG foi o último Constellation a operar no Brasil. Com o fim da Panair, foi vendido para um piloto que estava começando a sua própria empresa cargueira, a Arruda. Era o próprio Arruda quem pilotava esse avião, quando em 29.05.1972, o PP-PDG sofreu o acidente que vitimou todos que estavam a bordo e encerrou a história daquela companhia.
Já descobri várias coisas: como é comum, muitos fabricantes não prestam a devida atenção no que fazem e a Heller (fabricante francesa do kit) errou feio. Este Constellation, em particular, até onde sei no momento, não operou com a parte superior da fuselagem em branco (como o da foto acima), o que me fará ter de recortar e/ou refazer grande parte dos decais. Além disso, o prefixo na época que quero fazer, a do acidente com o Cessna 140 (veja o post do dia 26 abaixo), ainda era NC86530 e não apenas N86530 como veio no kit. São detalhes, mas estes fazem toda a diferença...
Sérgio
PS: Este Constellation da foto acima é do modelo L-049 e, na época do registro (Miami, 1951) operava na Pan Am como N88837. Foi vendido em 1954 para a brasileira Panair como PP-PDG (veja foto abaixo do meu amigo Vito Cedrini, tirada no Rio de Janeiro, aeroporto do Galeão em 24.09.1968). O PP-PDG foi o último Constellation a operar no Brasil. Com o fim da Panair, foi vendido para um piloto que estava começando a sua própria empresa cargueira, a Arruda. Era o próprio Arruda quem pilotava esse avião, quando em 29.05.1972, o PP-PDG sofreu o acidente que vitimou todos que estavam a bordo e encerrou a história daquela companhia.
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