domingo, dezembro 26, 2010

Um Connie especial


Pessoal,

Bom, acabou o Natal, rsrsrs Hoje, 26 de dezembro é o Dia Internacional da Troca de Presentes. Eu não vou precisar disso, rsrsrs Ganhei presentes especiais de pessoas especiais e amei tudo. Especialmente um livro feito à mão e encadernado especialmente para mim... Amei, Olivia!!! Ganhei também aviões, como não podia deixar de ser. Criança gosta de brinquedo, rsrsrs Bem, no meu caso, aviões, dvd's e livros, não necessariamente nesta ordem. O belo avião da foto acima (tirada em 1947) é um Lockheed L-749 Constellation nas cores da Pan Am. Ganhei um destes e já coloquei na bancada para montagem.

Este é um Constellation especial: a aeronave modelo 749-79-22, serial 2528, foi inicialmente construída para a Trans World Airlines (TWA), mas foi vendida ainda na fábrica para a Pan American e entregue em junho de 1947. Como todos os aviões da Pan Am, recebeu o nome de um veleiro (clipper) e tornou-se o "Clipper Monarch of the Seas" (veleiro Monarca dos Mares). O modelo 749 podia cruzar o Atlântico e ir de New York até Paris sem escalas (5.890 km). Esta aeronave em especial, que recebeu o prefixo NC86530, teve a honra de fechar as rotas da Pan American e permitir que esta iniciasse o serviço "Around the World", ou seja, ligando o planeta com rotas de suas aeronaves. 

Mas não é só. Este Constellation, que terminou a carreira comercial na Air France e depois ainda operou com a Força Aérea da França, ainda teve outro fato inusitado em sua vida operacional. Em 30.01.1949, com apenas 3.561 horas de vôo, ao decolar de New York para Londres, operando o voo 100 com escala em Shannon  (Irlanda), tendo 35 pessoas à bordo, durante a fase subida, entre 3.500 e 4.000 pés de altura e operando por instrumentos (IFR), sofreu a colisão de um Cessna 140 particular, prefixo NC76891. O Cessna caiu imediatamente matando seus dois ocupantes, mas o Constellation conseguiu fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Mitchel sem perda de vidas ou maiores danos para a aeronave (saiba mais deste acidente clicando AQUI). Poucos aviões comerciais escaparam assim de acidentes deste tipo. Esse é um Connie (apelido carinhoso que o Constellation tinha de suas tripulações) especial... Mais um para a coleção.


Sérgio

Nenhum comentário: