sábado, dezembro 31, 2011

Faltam seis horas...


Pessoal,

Dia chegando ao fim. Vamos a mais um desejo para 2012: Lealdade!!!


Buscando diferentes definições sobre a palavra Lealdade, encontrei no dicionário Aurélio o seguinte: “Lealdade - Qualidade, ação ou procedimento de quem é leal”. “Leal - do latin legale, cuja raiz é lex, ou seja, lei. Sincero, franco e honesto. Fiel aos seus compromissos”. Serásó isso mesmo? Tomando como exemplo a definição de que uma pessoa leal é honesta, creio que primeiro será necessário se perguntar o que é uma pessoa honesta, pois se considerarmos que um traficante de drogas é leal aos seus comparsas e hierarquia, podemos concluir que é uma pessoa honesta?


Sendo menos radical, podemos dizer que o dicionário tenha tido a intenção de dar uma conotação de ação para com alguém ou naquilo que se crê, porém não deixando isso claro. A afirmação “fiel aos seus compromissos”, também não tem a minha integral concordância, pois a fidelidade, no meu ponto de vista, sempre será com alguém ou em que se acredita e que vai muito além de compromissos. Possui um significado muito diferente de comprometimento, que creio eu, talvez seja a palavra mais indicada para esta definição. O Dicionário Maçônico diz que: “A lealdade é um atributo maçônico virtuoso exigido pelo grupo. A tolerância decorre da lealdade. Será leal o observador dos preceitos maçônicos. Os juramentos maçônicos nada mais são que incentivos à lealdade, tanto para com os IIr.:, como para consigo mesmo, para com o Criador, para com a Pátria, para com a família e com todos os seus semelhantes”. Que sejamos assim em 2012!!!

Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.
Confúcio

Sérgio

Nenhum comentário: