quinta-feira, dezembro 22, 2011

Início do Verão 2012



Pessoal,

Tá quente? Vai piorar... Bom Verão para todos, mas se cuidem, as situações de risco do Verão serão muitas. Matéria do G1:

O verão começou oficialmente às 3h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22) no Hemisfério Sul. De acordo com a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), os próximos meses devem ser de calor e chuva acima da média. As temperaturas já começaram a passar dos 30°C em diversos estados brasileiros, principalmente no Norte e Nordeste. Mas o forte calor que sentimos nessa época do ano não é culpa apenas das altas temperaturas. A chamada "sensação térmica" leva em consideração também o vento e, principalmente, a umidade relativa do ar. No verão, a umidade aumenta -- com ela, o desconforto. “Quando está quente e úmido, você tem dificuldade em trocar calor [com o ar], isso aumenta o desconforto”, explica Fábio Gonçalves, professor de biometereologia na Universidade de São Paulo (USP).

Sensação térmica

O cálculo dessa "sensação" varia de acordo com a localização do ponto estudado no planeta. Nas zonas tropicais, a umidade é mais relevante que os ventos, e nas zonas temperadas acontece o contrário. Segundo os critérios usados por ele, o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro localizado na zona temperada.
Se a umidade incomoda de um lado, também alivia de outro. Quando ela sobe a ponto de provocar chuvas, a sensação térmica baixa. “A chuva refresca porque a temperatura cai, não pela umidade”, esclarece Gonçalves. O céu nublado, assim como qualquer outra sombra, reduz a incidência de raios solares, e a temperatura cai por isso. Segundo o professor, o conceito de sensação térmica lida com o conforto que sentimos com as condições meteorológicas. A maioria das pessoas se sente mais confortável com temperaturas entre 20ºC e 25ºC, e umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Há inclusive estudos que mostram que, fora dessa faixa, os trabalhadores rendem menos.

Ambientes fechados

Normalmente, o ar condicionado traz a sensação de conforto porque cria essas condições, mas há um porém. “A diferença com a parte externa não pode ser maior que 7ºC, senão gera desconforto”, ele diz. A redução brusca na temperatura pode provocar problemas respiratórios como resfriados. Além disso, o aparelho concentra agentes como fungos e bactérias, que podem espalhar doenças. Já o vento aumenta a troca de temperatura entre o corpo e o ambiente, e por isso o ventilador é refrescante. Se a única arma contra o calor for o vento que entra pela janela, prefira os quartos menores. Quanto menor o quarto, mais rápida é a troca de calor dele com o ambiente externo. Pisos, paredes e teto de madeira também favorecem a troca e mantêm a casa mais fresca.

Sérgio

Nenhum comentário: