sábado, dezembro 31, 2011

Úteis para 31.12


Pessoal,

Começando com algo útil, rsrsrs Isso vale para São Paulo (Capital) e regiões do Estado. Para outros locais do Brasil, vejam o site do G1:

Por causa do feriado de Ano Novo neste domingo (1º),  repartições municipais, estaduais, bancos, Correios e transportes sofreram alterações no expediente entre esta sexta (30) e segunda-feira (2). Confira como vão funcionar alguns desses serviços e também os mapas das interdições provocadas pela festa de réveillon na Avenida Paulista e pela Corrida de São Silvestre.

Cultura: Os teatros permanecerão fechados até dia 2 de janeiro, e o Municipal até o dia 6 de janeiro. Também não abrirão, no mesmo período, as bibliotecas de bairro, a Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Música, Museu do teatro Municipal, Pavilhão das Culturas Brasileiras (até o dia 3), Ponto de Leitura, Sítio Morrinhos, Sítio da Ressaca, Casa Modernista, Arquivo Histórico Municipal e os Bosques de Leitura. A Biblioteca Mário de Andrade fecha até o dia 1º de janeiro. Capela do Morumbi, Casa da Imagem e do Som, Casa do Grito, Casa do Tatuapé, Solar da Marquesa de Santos e Beco do Pinto, até o dia 3. O Monumento à Independência (Capela Imperial) abrirá todos os dias. O Centro Cultural São Paulo fecha até o dia 2 de janeiro e a Galeria Olido só reabrirá no dia 2. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso fecha até o dia 9.

Educação: As escolas estão em recesso. Os CEUs abrirão normalmente para a comunidade no dia 31, nos horários habituais. O atendimento está suspenso no dia 1º de janeiro.

Clubes municipais: Os clubes da cidade poderão abrir no dia 30, conforme decisão das administrações. O Parque Esportivo dos Trabalhadores funcionará nos dias 31 e 1º, das 6h às 12h. A piscina abre das 9h às 12h no dia 31, mas fecha no dia 1º.

Hospitais municipais: Nos dias 31 e 1º, os hospitais, prontos-socorros e os serviços das AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As AMAs tradicionais abrirão todos os dias, inclusive 30 e 31, das 7h às 19h. As AMAs Especialidades fecham nos dias 30 e 31 e reabrem no dia 2, às 12h. As Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham no dia 30 e voltam a funcionar no dia 2, também às 12 horas.

Subprefeituras: As praças de atendimento voltam a atender no dia 2, às 12h.

Trabalho: As unidades fixas e móveis do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e a Tenda do Trabalhador retornam às atividades no dia 2, às 12h.

Verde e Meio Ambiente: Os parques municipais fecharão uma hora mais cedo no dia 31 e abrirão uma hora mais tarde no dia 1º.

Correios: Neste sábado, agências próprias dos Correios estarão fechadas e as agências franqueadas que abrem aos sábados terão expediente até 12h. No dia 1º não haverá expediente em nenhuma agência. No dia 2, as agências localizadas em postos do Poupatempo abrirão às 12h e haverá funcionamento normal nas demais agências. Mais informações na Central de Atendimento aos Clientes dos Correios pelo telefone 3003-0100 (capital e região metropolitana) ou 0800-725 7282 (demais localidades), que atenderá diariamente, das 8h às 20h, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando funcionará de 8h às 14h.

Poupatempo: Os postos do Poupatempo seguirão o seguinte expediente: no dia 31, os postos estarão fechados e não haverá teleatendimento. No dia 2, os postos abrirão às 12h e o teleatendimento funcionará das 7h às 20h.

Bancos: A Federação Brasileira de Bancos afirma que no dia 30 de dezembro as agências bancárias não abrem para o público. As contas que vencem em 30 de dezembro poderão ser pagas antecipadamente, ou no dia 2 de janeiro sem encargos. Já as contas que vencem em 31 dezembro e 1º de janeiro de 2012 também poderão ser pagas no dia 2. O pagamento dos tributos com vencimento no dia 30 deverá ser antecipado para o dia 29.

Metrô: Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) será contínua durante toda a madrugada. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze), o horário de funcionamento das estações não sofrerá mudanças, fechando à meia-noite do dia 31 e reabrindo às 4h40 do dia 1º. No primeiro dia de 2012, as linhas do Metrô voltarão a operar nos horários habituais. Na segunda-feira, dia 2, para atender aos usuários que retornam à capital, a operação terá início às 4h00 nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Na Linha 2-Verde, a operação iniciará às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

CPTM: As linhas 7-Rubi (Luz–Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes–Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), 10-Turquesa (Luz–Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz–Estudantes) e 12-Safira (Brás–Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º de janeiro, com intervalos de 15 minutos entre as composições. Até 1h do dia 1º de janeiro, todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o metrô: Brás, Luz, Pinheiros, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada. A Defesa Civil interditou a circulação de trens nos trechos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi, e entre Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 8-Diamante, em função do risco de desabamento do prédio atingido por incêndio no dia 22/12. Os trens prestam serviço normalmente a partir da estação Palmeiras-Barra Funda. A alternativa é utilizar o Metrô para acessar a estação Palmeiras-Barra Funda.

Linha 4-Amarela: O funcionamento da Linha 4-Amarela (Butantã–Luz), operada pela ViaQuatro, também será ininterrupto na noite de 31. Com exceção da estação Paulista, que ficará aberta para entradas durante a madrugada, as demais estações vão admitir entrada até às 2h, reabrindo às 4h40. O desembarque poderá ser feito normalmente em qualquer estação, na madrugada do réveillon. No dia 2 de janeiro, haverá antecipação do horário de abertura para todas as estações, a partir das 4h.

EMTU: O sistema de ônibus intermunicipal gerenciado pela EMTU/SP na Região Metropolitana de São Paulo vai operar sem alterações, na quantidade de viagens oferecidas, nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2012. No sábado (31), também não haverá mudanças no número de viagens oferecidas em relação aos demais sábados do ano. No dia 1º de janeiro, os usuários irão dispor da mesma quantidade de viagens previstas para um domingo.

Festa na Paulista: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou um esquema de interdições na região da Avenida Paulista para facilitar o acesso das pessoas que vão assistir ao show da virada do ano em São Paulo. A operação vai acontecer desde as 10h de sábado (31) até o final do evento, na madrugada de domingo, dia 1º de janeiro de 2012.

Sérgio

Nenhum comentário: