domingo, novembro 08, 2009

Ainda não te conheci...


Jovens...

Muita coisa para dizer... Nesta semana, como sempre faço, recebi as músicas das paradas mundiais. Assim, ouço e separo o que vai tocar na Nova FM (ou seja, no podcast, em casa, no carro e em meu escritório) e entre elas estava o TOP40 da Inglaterra, ou seja, as quarenta músicas mais tocadas na terra da Rainha. Dessa vez os britânicos estão inspirados e das 40 ao menos uma 20 vieram para a nova e outras 10 ao menos já estavam aqui, rsrs Porém, a que mais gostei foi uma música que me pareceu uma festa. Quando conheço uma música, não importa em que língua, primeiro ouço-a enquanto melodia, sem reparar na letra. Muitas vezes, aliás, ignoro a letra muuuuito tempo. Importa saber se a música é boa, se ela tem química, se toca a pele, porque não ouço só com os ouvidos. Trabalhei em rádio 15 anos e ainda sinto a emoção aflorar na pele com muitas músicas (quem me conhece de perto sabe disso).

Então, nesta parada inglesa, achei uma música de Michael Steven Bublé ou, simplesmente, Michael Bublé (pronuncia-se bublê, pois o sobrenome é francês e ele canadense). Para quem não conhece, trata-se de ganhador de Grammy (maior prêmio da música mundial) e diversos outros prêmios, um sucesso mundial. A canção que me pegou chama-se "Haven't Met You Yet". Traduzindo-se: "Ainda não te conheci". Ela me soava uma festa e o clipe é mesmo isso. Foi lançada mundialmente em 31.08.2009 e o vídeo em 01.10.2009. O supermercado Killarney existe de verdade onde ele mora, em Vancouver, no Canadá e a menina do clipe, Louisana Lupilato, é uma ex-namorada de Michael Bublé... Mas é na letra que está o melhor desta canção.

Há músicas que se encaixam em épocas da sua vida perfeitamente, não é mesmo? Esta define a parte pessoal da minha vida hoje de modo único e verdadeiro... Claro, não sou o único no mundo que vive esta situação. Aliás, esta é a beleza das músicas sobre o amor: há os que teimam em dizer que não, mas ele é o sentimento que move o mundo. Por isso, a maior parte das músicas, filmes, livros, revistas e mesmo as atitudes das pessoas gira em torno do amor. Novo amor, amor perdido, amores que nos impulsiona e deixa felizes, amores que nos deprimem (ou reprimem - o que aliás, não é amor), amores impossíveis, amores que jamais serão esquecidos...

Acredito que cada um que amamos se torna uma experiência única em nossa vida. Depois de tantos desencontros, aprendi a não acreditar que só se ama uma vez na vida... Se fosse assim, teria de negar o sentimento verdadeiro que tive por pessoas maravilhosas que vieram depois do meu "primeiro amor", muuuitos anos atrás, já que amei cada uma das pessoas que passaram em minha vida. O amor que senti por cada uma delas não tem nada a ver com o que sentirei por alguém que, como diz Bublé, nem conheci ainda. Amores e pessoas não são algo que seja possível comparar!!!

Como comecei a trabalhar cedo na minha vida, sempre como radialista, tive minha fase de diversão quando ainda era garoto, rsrsrs Depois, ainda antes dos 18 anos, descobri que o que move realmente não são os encontros de uma noite, especialmente com quem não se tem afinidade nenhuma, conhecimento, intimidade no conceito mais puro e singelo da palavra. O que move mesmo é o que a pessoa tem em si, o que ela é, o que acrescenta em você com dias (e noites...) de papo, risos, às vezes lágrimas e carinho. Sexo é consequência e começar por ele não é o melhor caminho.

Enfim, amadureci e achava que Vinícius de Moraes era um homem volúvel e injusto ao dizer que o amor seria eterno apenas enquanto durasse. Hoje, aos quarenta anos, vinte e sete dos quais trabalhando, conhecendo pessoas, amando, sendo amado e, muitas vezes, sendo eu o responsável por perder estes amores, vejo que Vinícius era mais sábio do que eu soube ver no passado. Apesar de eu querer (eu e todos mais) um amor para a vida toda, sei bem a dificuldade que isso representa. A vida toda é muito tempo... Pessoas mudam, evoluem e muitas vezes, naturalmente, sem culpa de ninguém, caminhos antes unidos se tornam diferentes... Saber isso requer maturidade. Evitar isso requer mais do que maturidade: requer comprometimento, esforço, atenção, cuidado, respeito, sorte e muitas bençãos de Deus!!!

Bem, voltando a falar da música, rsrsrs... Vejam o vídeo e leiam a letra abaixo. Optei por colocar a original e a tradução, coisa que não fazia há tempos. Vejam a naturalidade e a simplicidade quase utópica com a qual ele fala de algo que teima em nos escapar pelos dedos. Muitas vezes as oportunidades estão ao nosso lado e não temos olhos para ver. Aconteceu no clipe... Acontece na vida. Peço que eu e todos os que vivem isso possam, ao seu devido tempo, ver aquilo que não se pode ver com os olhos. Ele está certo ao dizer que metade é tempo... Metade é sorte!!! Não é assim mesmo? Aliás, só espero que não seja muuuuito mais tempo que sorte!!! Desejo sorte para mim, você e todos nós!!!

Abraços, bom domingo.

Sérgio

Letra Original

I’m Not Surprised
Not Everything Lasts
Have Broken My Heart So Many Times
I Stopped Keepin Track
Talk Myself In
I Talk Myself Out
I Get All Worked Up
Then I Let Myself Down

I Tried So Very Hard Not To Lose It
I Came Up With A Million Excuses
I Thought I Thought Of Every Possibility

And I Now Someday That It’ll All Turn Out
You’ll Make Me Work So We Can Work To Work It Out
And I Promise You Kid That I’ll Give So Much More Than I Get
I Just Haven’t Met You Yet

Mmmmm ….

I Might Have To Wait
I’ll Never Give Up
I Guess It’s Half Time
And The Other Half’s Luck
Wherever You Are
Whenever It’s Right
You Come Out Of Nowhere And Into My Life

And I Know That We Can Be So Amazing
And Baby Your Love Is Gonna Change Me
And Now I Can See Every Possibility

Hmmmmm ……

And Somehow I Know That Will All Turn Out
And You’ll Make Me Work So We Can Work To Work It Out
And I Promise You Kid I’ll Give So Much More Than I Get
I Just Haven’t Met You Yet

They Say All’s Fair
And In Love And War
But I Won’t Need To Fight It
We’ll Get It By It?
To Be United
And I Know That We Can Be So Amazing
And Being In Your Life Is Gonna Change Me
And Now I Can See Every Single Possibility

Hmmm …..

And Someday I Know It’ll All Turn Out
And I’ll Work To Work It Out
Promise You Kid I’ll Give More Than I Get
Than I Get Than I Get than I Get
Oh You Know It Will All Turn Out
And You’ll Make Me Work So We Can Work To Work It Out
And I Promise You Kid To Give So Much More Than I Get
Yeah I Just Haven’t Met You Yet

I Just Haven’t Met You Yet
Oh Promise You Kid
To Give So Much More Than I Get

I Said Love Love Love Love Love Love Love …
I Just Haven’t Met You Yet
Love Love Love …

Tradução Livre

Eu não estou surpreso
Nem tudo dura
Parti meu coração tantas vezes
Parei de contar
Falei pra mim mesmo
Para sair dessa
Eu faço de tudo para as coisas darem certo
E então me decepciono.

Eu tentei desesperadamente não perder a cabeça
Inventei 1 milhão de desculpas
eu pensei, pensei em cada possibilidade.

E eu sei que algum dia tudo vai melhorar
Você vai fazer tudo funcionar,
Então podemos juntos trabalhar para que as coisas deêm certo
E eu te prometo, criança, que te darei
Muito mais do que recebo
Eu só não te conheci ainda

Talvez eu tenha que esperar
eu nunca desistirei
eu acho que metade é tempo
e a outra metade é sorte
Onde quer que você esteja
quando estiver na hora
você virá do nada e entrará na minha vida

E eu sei que podemos ser maravilhosos
e, baby, o seu amor me mudará
e agora eu vejo cada possibilidade.

E eu sei que algum dia tudo vai melhorar
Você vai fazer tudo funcionar,
Então podemos juntos trabalhar para que as coisas deêm certo
E eu te prometo, criança, que te darei
Muito mais do que recebo
Eu só não te conheci ainda

Eles dizem que vale tudo
no amor e na guerra
mas eu não precisarei lutar
nós passaremos por isso
para ficarmos juntos.

E eu sei que podemos ser maravilhosos
e estar na sua vida me mudará
e agora eu posso ver cada única possibilidade.

E eu sei que algum dia tudo vai melhorar
E vou fazer tudo dar certo
E eu te prometo criança que te darei muito mais do que recebo
mais do que recebo
mais do que recebo
E eu sei que algum dia tudo vai melhorar
Você vai me fazer funcionar,
Então podemos juntos trabalhar para que as coisas deêm certo
E eu te prometo, criança, que te darei
Muito mais do que recebo
Eu só não te conheci ainda

Eu só não te conheci ainda
Oh eu te prometo criança
Dar muito mais do que recebo

Eu disse amor amor amor amor amor amor amor....
Eu só não te conheci ainda
Amor amor amor...
Eu só não te conheci ainda


Nenhum comentário: