terça-feira, outubro 21, 2014

Indústria do Casamento


Outro exemplo de frivolidade e superficialidade de nosso Brasil está na Indústria do Casamento. Não são mais os noivos e a sua união que interessam. É uma loucura de tentar se diferente, de aparecer, se se mostrar, que consome tempo, paciência e muito dinheiro. No fim, fica uma sucessão de atrações nas quais o casal, as famílias e os amigos, ficam ali, posando para um filme. Sem graça, sem limites, sem pessoalidade, sem simplicidade, sem amor. Pelo menos é minha opinião!

Matéria do G1:

Alianças que chegam ao altar em um drone, bolo utilizado para projeção de fotos e uma rede social "privada" estão entre as novidades apresentadas na 80ª edição do Expo Noivas & Festas. O evento é realizado até domingo (19) no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Segundo a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais), o setor de casamentos cresceu 17% em 2013, movimentando R$ 16 billhões. A expectativa é que 2014 não registre aumento significativo, segundo o presidente da Abrafesta, Cristofer Mickenhagen. "Para este ano, a movimentação financeira deve ficar no mesmo patamar de 2013, já que foi um ano atípico por causa da Copa, e o acesso das pessoas ao crédito diminuiu."

O G1 esteve na feira para conferir as novidades. Veja abaixo:

'Drone-pajem': A empresa Foto Studio Equipe já produzia fotos e vídeos de casamentos com drones, até que uma cliente comentou que sua daminha de honra teve um problema e não poderia mais levar as alianças ao altar. O drone que tiraria fotos da festa então acumulou as duas funções na cerimônia e, desde então, o serviço de "pajem voador" passou a ser oferecido. Preço: R$ 3 mil para fotografar e levar as alianças.

Rede social "privada": O aplicativo "Le Jour" pode ser baixado desde o momento em que o casal decide trocar alianças. É criada então uma "timeline" da relação, com fotos e mensagens até o casamento. Apenas parentes e amigos convidados pelos noivos podem participar. No dia da cerimônia, as postagens aparecem em um telão. Fotos tiradas durante a festa também são exibidas. Preço: o aplicativo é gratuito, mas a exibição no telão com moderação de conteúdo custa R$ 500.

Menu dos solteiros: No início da festa, é distribuído entre os convidados um "cardápio" com a ordem da cerimônia de casamento e também a relação de convidados solteiros. A ideia é que os desacompanhados se conheçam durante a festa. A empresa é a Papel e Estilo. Preço: R$ 8,90 cada um.

"Bolo-telão": A superfíce do bolo funciona como uma espécie de "telão" em que podem ser projetados fotos e vídeos do casal, além de figuras abstratas decorativas e animações 3D. A projeção também pode ser feita no restante da mesa principal para completar a decoração, feita pela Link Pix Produções. Preço: a partir de R$ 3 mil a projeção em toda a mesa.

Bandeja flutuante: A ideia é que o garçom circule pela pista de dança durante a festa sem precisar segurar a bandeja. O utensílio tem iluminação de LED, e a cor das luzes pode ser escolhida pelos noivos. A empresa Cia do Rizzo trouxe a ideia de Las Vegas. Preço: R$ 800 por uma hora de serviço

Inspirações em George Clooney: O casamento de George Clooney com Amal Alamuddin inspirou a criação de um anel e de um vestido exibidos na feira. A MW Joias criou uma réplica do anel de noivado, feita em ouro branco e pedra sintética. Segundo a empresa, se a joia fosse feita com diamante de verdade, custaria em torno de R$ 1,5 milhão. Já o estilista Thomas Araújo criou um modelo inspirado no vestido de Amal. Preços: R$ 2,5 mil o anel e R$ 5,6 mil o vestido.

Véu de Angelina Jolie: O estilista Thomas Araújo também fez uma réplica do véu utilizado por Angelina Jolie em seu casamento com Brad Pitt. O adereço da atriz trazia reproduções de desenhos feitos pelos filhos do casal. Para os noivos brasileiros que quiserem aproveitar a ideia sem copiar os desenhos das crianças de Angelina e Brad, é possível fazer a customização com outras figuras. Preço: a partir de R$ 2,5 mil, dependendo do tamanho do véu.

Jóias da "Império": Para as noivas fãs da novela "Império", a Casa do Joalheiro produziu uma réplica do anel dado pelo personagem José Alfredo (Chay Suede) a Maria Marta (Adriana Birolli) quando a pediu em casamento. A peça é feita em ouro amarelo e diamante 2 quilates. A joia faz parte da linha "Império" da marca, com modelos inspirados nas peças da novela. Preço: R$ 88 mil.

Convites em vídeo: O convidado recebe um tablet com uma mensagem em vídeo gravada pelos noivos convidando para o casamento. O aparelho não precisa ser devolvido. A empresa, Palácio dos Convites, também tem convites que trazem como brinde um carregador portátil de celular. Preço: R$ 249 o convite em vídeo e R$ 35 o carregador (custos por unidade).

Alianças "flex": As alianças podem ser customizadas sem serem trocadas. Além do par que serve como "base", o casal pode escolher aros separados e customizar as alianças periodicamente sem precisar se desfazer das que foram trocadas no dia do casamento. A coleção se chama Ninfas Flex, do Lojão das Alianças. Preço: R$ 8 mil somente o par de alianças "base". Os aros custam a partir de R$ 1,5 mil, dependendo do modelo.

Brigadeiro no tacho: O carrinho com o tacho pode ser personalizado com fotos e mensagens dos noivos. Há colheres descartáveis para que os convidados se sirvam do doce. Preço: R$ 1 mil para 200 pessoas.

Sérgio

Nenhum comentário: