quarta-feira, outubro 28, 2009

COP 15 - Raise Your Voice


Pessoal,

Em dezembro de 2009, na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, deve ser acordado um novo arranjo para o enfrentamento das mudanças climáticas. Faltando poucos dias para que um acordo final seja estabelecido, entretanto, os governos dos países desenvolvidos ainda não sinalizaram com uma proposição concreta de redução de emissões de gases de efeito estufa que venham a representar avanços significativos em relação ao Protocolo de Quito – que expira em 2012.

As nações desenvolvidas alegaram que a mudança do cenário econômico e o grande aumento das emissões de países emergentes devem ser consideradas no estabelecimento de novos compromissos. Apontaram, ainda, que ações focadas na redução de suas próprias emissões, conforme estabelecido pelo no Protocolo de Quioto, não são mais suficientes para a redução do aquecimento global.

Já os países em desenvolvimento, como Brasil e China, continuam defendendo a tese de responsabilidade histórica das nações desenvolvidas nas emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, acompanhado da Bolívia e de diversos outros países, ressaltou o princípio do “poluidor-pagador”. De acordo com esse conceito, oriundo do direito internacional ambiental, aquele que poluiu ou usufruiu dos recursos ambientais deve arcar com as despesas de proteção e restauração do meio ambiente. Por isso, segundo a visão brasileira, os países desenvolvidos devem arcar com a maior parte da compensação dos danos ambientais.

Nós, os afetados, não podemos ficar indiferentes. Manifeste a sua opinião para que os líderes mundiais na COP15 saibam que as pessoas do mundo se importam. Reflita o que você pode fazer pelo Meio Ambiente. Divulgue, reflita sobre a mudança climática, poste no seu blog, no seu Twitter, mande mensagens por e-mail. Faça alguma coisa pela minha, pela sua, pela nossa vida!!!

O vídeo acima vem de uma campanha da CNN e do YouTube. Visite a página desta campanha e divulgue.

Abraços,

Sérgio

Nenhum comentário: