quinta-feira, outubro 29, 2009

TAM 3054: Agora é a PF!!!

Pessoal,

É vergonhoso... Alguns dias atrás já comentei que o relatório do Cenipa sobre o acidente o vôo 3054 da TAM em Congonhas disse que a culpa é dos pilotos, da Airbus, de muita gente, menos do Governo, que em aeroportos insiste em construir shopping centers mas ignora a segurança de vôo. Congonhas mal tinha grooving na pista (ranhuras) que permitem frenagens com maior segurança e eficiência, não tinha área de escape, mas os pilotos é quem levam a culpa. Os pilotos e a empresa aérea... Já esqueceram do assessor da presidência fazendo gestos obscenos comemorando ao saber que a aeronave, um Airbus A320, estava com um reverso inoperante, pois assim, o Governo teria como eleger um bode espiatório?

Se não bastasse isso, a Polícia Federal, com seus agentes, delegados e peritos leigos em aviação, produziu um relatório concluindo que que os pilotos foram os únicos culpados pelo acidente com o avião da TAM que deixou 199 mortos. A conclusão está provocando protestos!!! Segundo o site G1, "A notícia foi manchete do jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso ao relatório final da PF. O Jornal Nacional também conseguiu o documento, que é taxativo. Nele os peritos concluem que a operação incorreta das manetes por parte da tripulação foi o fator determinante para a ocorrência do acidente". Ainda de acordo com o documento, "as condições da pista principal de Congonhas, embora longe do desejável, não foram determinantes para o acidente" e em outro trecho, afasta a possibilidade de falha mecânica do sistema de controle das manetes, concluindo que a polícia "não vislumbrou responsabilidade outra que não da tripulação. Isso porque o acidente não teria ocorrido se não tivessem as manetes sido operadas de forma incorreta.

Os supostos peritos já estão sendo alvo de muitas críticas. Primeiramente, demonstram não conhecer ABSOLUTAMENTE NADA DE AVIAÇÃO, pois a maior máxima na investigação de acidentes aéreos, que diga-se de passagem, não se destina a achar culpados, mas a entender a mecânica dos fatos para evitar sua repetição, é a de que acidentes nunca possuem uma única razão. Sim, há diversos fatores determinantes. Se os pilotos cometeram algum erro, este, quando muito, foi um fator. Agora, dizer que os pilotos do A320 passaram com uma aeronave em alta velocidade, que não desacelerava, sem ver que o básico, as manetes de potência estavam fora de posição e assíncronas, é chamar de estúpidos os pilotos e todos os que entendem de aviação!!! Vejam o filme do acidente abaixo: a aeronave não parece nem mesmo reduzir a velocidade.


Vejam os comentários de quem é do ramo: “Claro que ele voltaria essa alavanca, evidente”, disse o dono de uma escola de pilotagem, o piloto Wagner Felipe, “O piloto aprende a mecanizar essas atitudes. É atitude mecânica. O avião tocou na pista, tira a potência”, explicou o piloto aposentado Ruy Torres, que ainda lembrou que nos últimos segundos antes do acidente, as palavras dos pilotos indicam que eles tentavam tomar providências: “Desacelera, desacelera”. Isso parece atitude de quem nem mesmo viu que o acelerador (as manetes) estavam em posição errada? Para completar, meu amigo comandante Décio Correia, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica, com indignação, a tentativa de culpar os pilotos e isentar todo o resto: “Para nós, aviadores, a pior coisa naqueles momentos tão críticos é você tomar a pane eletrônica. Ela te deixa na mão, te deixa vendido”. Isso significa que não foi pelas mãos dos comandantes do A320 que a tragédia ocorreu e não é nas mãos deles que o sangue desta tragédia deveria estar.

Meus respeitos ao comandante Henrique Stefanini di Sacco, que conheci uma semana antes do acidente na volta de Brasília, que estava nos controles do A320 no momento do acidente. Décadas de experiência nos comandos de aeronaves da Transbrasil. Simplesmente não acredito no que leio!!!

Sérgio

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde a todos... É sempre muito fácil tomar conclusões quando as pessoas que participaram do fato não podem explicar exatamente o que aconteceu. O que foi absurdamente ignorado são além das frases para desacelerar, as frases imediatamente anteriores, onde o piloto 1 dispara um "aaaiii", que pode significar qualquer coisa anormal que aconteceu como a frase que segue "olha isso", onde mostra que algo bem anormal está acontecendo. O "olha isso" poderia ser uma tentativa de puxar o manete e o mesmo não responder, ou até a alavanca ter quebrado, mas nada disso foi levado em consideração pelo simples fato do desinteresse em procurar realmente as causas reais... Culpar os pilotos por mal manuseio nos manetes depois que eles já haviam operado os mesmos corretamente no pouso em Porto Alegre, deixando um na posição Idle e o outro no reverso quando tocaram o solo gaúcho, é mais uma prova que eles sabiam exatamente como deveria se operar no vôo de retorno a São Paulo, mas mais uma vez, ninguém levou isso em consideração... Infelizmente como todos os acidentes aéreos que acontecem no Brasil, a culpa recai sempre sobre as costas de quem não pode se defender...

Sérgio Gonçalves disse...

Fábio,

Obrigado pela participação. Infelizmente, você tem razão. Operar manetes é o básico, é inato, os pilotos o fazem por instinto até. Quem, em um volante de um carro, desce uma ladeira, vê chegar o barranco e não tira o pé do acelerador? E nem me pergunte da sequência de acidentes de A320 em condições de pouso, semelhantes ao do caso TAM, só que com menores consequências por estarem em pistas com áreas de escape.

Abraços e volte sempre!!!

Sérgio