sábado, outubro 31, 2009

Trapalhadas e travessuras!!!

Senhores,

Não dá para ficar quieto... Imaginem um grupo de pessoas se une, passa anos pregando ensinamentos marxistas (que não deram certo nem mesmo na terra de Karl Marx), se utiliza de verbas públicas recebidas através de terceiros, uma vez que não possui personalidade jurídica, invade e destroi frequentemente, propriedades em todo o território nacional. Imaginem ainda que este mesmo grupo, tendo recebido milhares de Reais e propriedades para distribuir entre seus seguidores, não foi capaz em anos de existência, de alterar a realidade daqueles que, supostamente, representa. Pois este grupo existe existe, vive à margem da lei e chama-se MST. Para se ter uma idéia do que fazem, orgãos oficiais (WWF em 05.07 e IBGE no Relatório 276/3, de 19.05.07) informaram ao Governo Federal que em 86% dos acampamentos do MST pelo Brasil foram totalmente destruídas as reservas florestais de matas nativas neles existentes e sua fauna dizimada pela caça criminosa. Soma-se a isso o fato comprovado de que 89% dos assentamentos até hoje não produziram nenhuma riqueza significativa. Recentemente, depredaram milhares de pés de laranja em São Paulo, ao invadir fazenda da Cutrale.

Este grupo constantemente pratica atos criminosos, mas nunca é responsabilizado, em parte por não existir juridicamente, mas só de fato. Na última semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal reconheceu que pratica atividades criminosas, ao dizer "O Estado de Direito precisa estar presente. Não acredito que haja preocupação com a criminalização dos movimentos sociais. Agora, ato criminoso praticado por qualquer pessoa deve ser tratado como crime". Hoje, Dia das Bruxas, o Ministro da Justiça deu sua (horrorosa) contribuição, não para restabelecer a ordem, mas para dar ar de legitimidade para as atividades criminosas do MST. Em um congresso em São Paulo, ele declarou hoje que "pode haver uma tentativa de demonização do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principalmente pelos setores que não apostam no diálogo social". Tarso criticou "aqueles que entendem que os movimentos sociais são casos de Polícia".

Pois é. Esta é a visão do míope (para não dizer mal-intencionada) do Ministro da Justiça, aquele mesmo que defende a permanência no Brasil de um assassino condenado pela Itália, criminoso comum, que este diz ser perseguido. Ele tenta inverter a realidade, eis que este criminoso é, como Genro, esquerdista, mas para se ter uma idéia do que acontece, o Parlamento Europeu pediu que o Brasil "leve em conta" a sentença italiana no caso do ex-militante Cesare Battisti. Uma moção sobre o tema foi aprovada na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França, por 46 votos a favor e 8 contra no início desse ano. É preciso que se acorde: o governo atual está jogando por terra os preceitos legais em nosso país, criando riscos aqui e no resto do mundo, como com a Itália. Isso sem falar na questão de Honduras, na qual se jogou por terra décadas de prestígio do Itamaraty e nossa diplomacia. Resultado? O governo interino de Honduras acionou formalmente o Brasil na Corte Internacional de Justiça, em Haia, pelo fato de o país ter abrigado o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, em sua embaixada em Tegucigalpa. O governo de Honduras acusa Zelaya e seus aliados de estarem usando a embaixada como “plataforma” para propaganda política, ameaçando a paz e a ordem pública interna de Honduras.

2010 vem aí. É preciso dizer não a este tipo de gente. Se eles permanecerem no poder, nosso futuro será incerto... Ontem mesmo na cidade de El Tigre (Venezuela), o presidente Hugo Chávez elogiou Lula e o comparou a Jesus Cristo, defendendo que ele tivesse um terceiro mandato. Não se trata só de gente despreparada fazendo trapalhadas... É gente má mesmo fazendo travessura!!!

Abraços,

Sérgio

É hoje!!!

TV: Lie to Me


Pessoal,

Aproveitando o feriado prolongado, tenho uma dica de entretenimento... Adoro seriados e recentemente, nos Estados Unidos, a Fox começou a passar um chamado Lie To Me, que já está passando no Brasil (também na Fox, ou seja, só por assinatura). A série é centrada no psicólogo Cal Lightman, que possui experiência em linguagem corporal e é capaz de captar o que chama de microexpressões que denotam a mentira em uma pessoa. Assim, ele ajuda a resolver casos de crimes com inteligência e bom humor. Como é baseada em fatos científicos, a série vem despertando a atenção pelo mundo. O vídeo acima é de um promocional que passou nos EUA antes da estréia por lá em janeiro. Se gostarem, tem os dados da série na Wikipedia e um link onde os episódios podem ser vistos em português e com legendas. O fim de semana está aí... Só falta a companhia e a pipoca!!!

Abraços,

Sérgio

Robbie Williams - Feel


Pessoal,

Essa semana falei com minha irmã, Rosângela, sobre a letra de algumas músicas que a gente ouve e nem se dá conta no que elas dizem. Em geral, são letras que nada trazem de bom. Outras, ao contrário, trazem reflexão, já que apontam alguma coisa e nos fazem pensar. Afinal, se somos seres humanos, temos emoções e se as temos, está aí aberta a porta da alma. E a alma não fala... Canta!!! Hoje acordei 06h30 da manhã e não estava cansado, rsrsrs É a primeiras vez em mais de um mês que isso acontece. Acho que superei o jetlag e o horário de verão (finalmente). O dia amanheceu lindo. Sol e céu azul... Na hora que vi aqueles raios de sol pela sala, me lembrei desta música do Robbie Williams. Nela, ele canta "I just wanna feel, real love fill the home that I live in, 'cause I got too much life, running through my veins, going to waste"... Em tradução: Eu só quero sentir, amor verdadeiro preenchendo o local onde vivo, porque tenho muita vida fluindo em minhas veias para desperdiçar... A versão que está no vídeo é de uma performance memorável dele em 2003 em Knebworth, Inglaterra. Em três shows (dias 01, 02 e 03 de agosto), lotados com 125.000 pessoas em cada um, essa música foi o ponto alto da noite!!! Espero que gostem. Ah, sim, a letra em si tem uma mensagem positiva, vejam AQUI a original e a tradução.

Abraços e bom fim de semana prolongado.

Sérgio


quinta-feira, outubro 29, 2009

TAM 3054: Agora é a PF!!!

Pessoal,

É vergonhoso... Alguns dias atrás já comentei que o relatório do Cenipa sobre o acidente o vôo 3054 da TAM em Congonhas disse que a culpa é dos pilotos, da Airbus, de muita gente, menos do Governo, que em aeroportos insiste em construir shopping centers mas ignora a segurança de vôo. Congonhas mal tinha grooving na pista (ranhuras) que permitem frenagens com maior segurança e eficiência, não tinha área de escape, mas os pilotos é quem levam a culpa. Os pilotos e a empresa aérea... Já esqueceram do assessor da presidência fazendo gestos obscenos comemorando ao saber que a aeronave, um Airbus A320, estava com um reverso inoperante, pois assim, o Governo teria como eleger um bode espiatório?

Se não bastasse isso, a Polícia Federal, com seus agentes, delegados e peritos leigos em aviação, produziu um relatório concluindo que que os pilotos foram os únicos culpados pelo acidente com o avião da TAM que deixou 199 mortos. A conclusão está provocando protestos!!! Segundo o site G1, "A notícia foi manchete do jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso ao relatório final da PF. O Jornal Nacional também conseguiu o documento, que é taxativo. Nele os peritos concluem que a operação incorreta das manetes por parte da tripulação foi o fator determinante para a ocorrência do acidente". Ainda de acordo com o documento, "as condições da pista principal de Congonhas, embora longe do desejável, não foram determinantes para o acidente" e em outro trecho, afasta a possibilidade de falha mecânica do sistema de controle das manetes, concluindo que a polícia "não vislumbrou responsabilidade outra que não da tripulação. Isso porque o acidente não teria ocorrido se não tivessem as manetes sido operadas de forma incorreta.

Os supostos peritos já estão sendo alvo de muitas críticas. Primeiramente, demonstram não conhecer ABSOLUTAMENTE NADA DE AVIAÇÃO, pois a maior máxima na investigação de acidentes aéreos, que diga-se de passagem, não se destina a achar culpados, mas a entender a mecânica dos fatos para evitar sua repetição, é a de que acidentes nunca possuem uma única razão. Sim, há diversos fatores determinantes. Se os pilotos cometeram algum erro, este, quando muito, foi um fator. Agora, dizer que os pilotos do A320 passaram com uma aeronave em alta velocidade, que não desacelerava, sem ver que o básico, as manetes de potência estavam fora de posição e assíncronas, é chamar de estúpidos os pilotos e todos os que entendem de aviação!!! Vejam o filme do acidente abaixo: a aeronave não parece nem mesmo reduzir a velocidade.


Vejam os comentários de quem é do ramo: “Claro que ele voltaria essa alavanca, evidente”, disse o dono de uma escola de pilotagem, o piloto Wagner Felipe, “O piloto aprende a mecanizar essas atitudes. É atitude mecânica. O avião tocou na pista, tira a potência”, explicou o piloto aposentado Ruy Torres, que ainda lembrou que nos últimos segundos antes do acidente, as palavras dos pilotos indicam que eles tentavam tomar providências: “Desacelera, desacelera”. Isso parece atitude de quem nem mesmo viu que o acelerador (as manetes) estavam em posição errada? Para completar, meu amigo comandante Décio Correia, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica, com indignação, a tentativa de culpar os pilotos e isentar todo o resto: “Para nós, aviadores, a pior coisa naqueles momentos tão críticos é você tomar a pane eletrônica. Ela te deixa na mão, te deixa vendido”. Isso significa que não foi pelas mãos dos comandantes do A320 que a tragédia ocorreu e não é nas mãos deles que o sangue desta tragédia deveria estar.

Meus respeitos ao comandante Henrique Stefanini di Sacco, que conheci uma semana antes do acidente na volta de Brasília, que estava nos controles do A320 no momento do acidente. Décadas de experiência nos comandos de aeronaves da Transbrasil. Simplesmente não acredito no que leio!!!

Sérgio

quarta-feira, outubro 28, 2009

COP 15 - Raise Your Voice


Pessoal,

Em dezembro de 2009, na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, deve ser acordado um novo arranjo para o enfrentamento das mudanças climáticas. Faltando poucos dias para que um acordo final seja estabelecido, entretanto, os governos dos países desenvolvidos ainda não sinalizaram com uma proposição concreta de redução de emissões de gases de efeito estufa que venham a representar avanços significativos em relação ao Protocolo de Quito – que expira em 2012.

As nações desenvolvidas alegaram que a mudança do cenário econômico e o grande aumento das emissões de países emergentes devem ser consideradas no estabelecimento de novos compromissos. Apontaram, ainda, que ações focadas na redução de suas próprias emissões, conforme estabelecido pelo no Protocolo de Quioto, não são mais suficientes para a redução do aquecimento global.

Já os países em desenvolvimento, como Brasil e China, continuam defendendo a tese de responsabilidade histórica das nações desenvolvidas nas emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, acompanhado da Bolívia e de diversos outros países, ressaltou o princípio do “poluidor-pagador”. De acordo com esse conceito, oriundo do direito internacional ambiental, aquele que poluiu ou usufruiu dos recursos ambientais deve arcar com as despesas de proteção e restauração do meio ambiente. Por isso, segundo a visão brasileira, os países desenvolvidos devem arcar com a maior parte da compensação dos danos ambientais.

Nós, os afetados, não podemos ficar indiferentes. Manifeste a sua opinião para que os líderes mundiais na COP15 saibam que as pessoas do mundo se importam. Reflita o que você pode fazer pelo Meio Ambiente. Divulgue, reflita sobre a mudança climática, poste no seu blog, no seu Twitter, mande mensagens por e-mail. Faça alguma coisa pela minha, pela sua, pela nossa vida!!!

O vídeo acima vem de uma campanha da CNN e do YouTube. Visite a página desta campanha e divulgue.

Abraços,

Sérgio

terça-feira, outubro 27, 2009

Live - Heaven


É... Tem coisas que quando acontecem na vida da gente, mudam tudo. A maior das aventuras humanas se traduz em uma mudança que começa bem pequena, menor do que um grão de arroz... Você não vê, não sabe como vai ser, mas pode sentir... Pode ouvir algumas vezes e, de repente, é uma realidade e está em suas mãos... Daí em diante, um amor que era esperança, se transforma em um ser, que respira, que te olha, que precisa de você, que te ama, como você o ama!!! E esse ser, dia-a-dia, passa a mexer na sua vida, tomar espaços que você nem sabia existir, trazer doses diárias de amor, de alegria, de desafios, de força, inspiração, de coragem, de vida!!!

Na minha vida esta mudança aconteceu há seis anos. Dia 28.11 serão sete anos de uma alegria incalculável... Stella, você é meu paraíso na Terra!!! Não há um momento que não me lembre de você e não sorria, não sinta amor em meu ser. Como sempre te digo, você é a minha vida!!! Hoje, no trabalho, falei de você diversas vezes, mas em uma delas mostrei para uma amiga a música do vídeo acima. É da banda Live, um grupo de York, na Pennsylvania. Chama-se Heaven (Paraíso) e foi o primeiro single do álbum Birds of Prey, lançado por eles em 2003, ou seja, logo depois do nascimento da Stella, ao final de 2002. Chegou ao número 56 entre as 100 músicas mais tocadas nos EUA na época, pela revista Billboard. A letra simplesmente mostra que o paraíso está mais perto do que pensamos... Num pôr do sol ou em uma filha. O vocalista da banda, Ed Kowalczyk, tem duas filhas e em alguns shows, elas sobem ao palco quando o Live toca esta música. Amazing...

Ouçam, sei que vão gostar. Eu, simplesmente amo esta música. "I don't need no one to tell me about heaven... I look at my daughter, and I believe"!!! Obrigado, Stella, por trazer o paraíso mais perto de mim... Por trazer Deus mais perto de mim... Por ser minha filha... Exatamente quem você é!!!

Sérgio


TAM: A culpa é dos pilotos?

Pessoal,

Comento com mais calma depois, mas não aceito algumas destas conclusões... Quem, na experiência daqueles dois comandantes, pousaria na curta e molhada pista de CGH, sem grooving direito, com avião cheio, pesado e sem um dos reversores, com manete assimétrica??? Poupem-me!!! Matéria do G1.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que oito fatores contribuíram de maneira decisiva para a tragédia com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007.

O relatório final sobre o maior acidente aéreo do país diz que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores). Como o equipamento se encontrava muito destruído pelo fogo e pelo impacto da queda, não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A-320 avançou pela pista do Aeroporto de Congonhas.

O relatório ainda não foi oficialmente divulgado. O Setor de Comunicação Social da Aeronáutica diz que o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído neste ano. Nesta terça-feira (27), em Brasília, haverá a última reunião da comissão de investigação do acidente, com a participação de peritos norte-americanos e franceses que auxiliaram na apuração.

Como o único indicativo de que os pilotos deixaram os manetes fora da posição recomendada - um na posição de aceleração e a outro em frenagem - saiu da caixa-preta, o Cenipa resolveu estudar as duas hipóteses mais prováveis: falha no sistema de controle de potência do jato, capaz de transmitir ao motor informação diferente da que indicava o manete, ou um erro dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini di Sacco. A segunda hipótese, diz o Cenipa, é a mais provável, "uma vez que é elevada a improbabilidade estatística de falha no sistema de acionamento" dos manetes.

Para tentar entender o que se passou nos instantes finais do voo 3054, peritos realizaram em simulador 23 procedimentos de aproximação para pouso em Congonhas. "A repetição das ações dos pilotos, da forma como foram registradas pelo FDR (gravador de dados), levou ao mesmo resultado do acidente, até mesmo quanto às posições e velocidades com as quais a aeronave saiu da pista e colidiu com as edificações", diz o relatório.

As simulações revelaram um dado preocupante: nem sempre o aviso sonoro "retard", que tem a função de advertir os pilotos sobre os procedimentos a serem adotados no momento do pouso, operou conforme o previsto. A investigação da Aeronáutica também encontrou diversas irregularidades em Congonhas na época do acidente, como, por exemplo, o fato de que não foi realizada inspeção aeroportuária especial durante nenhuma das obras realizadas no aeroporto e concluídas em 2007. Outro fato registrado é que Congonhas não dispunha de aérea de escape.

O relatório aponta ainda falhas no treinamento e instrução fornecidos pela TAM. Segundo o Cenipa, a formação teórica dos pilotos usava apenas cursos interativos em computador, "o que permitia a formação massiva, mas não garantia a qualidade da instrução recebida". Além disso, a formação de Stefanini, o copiloto, contemplou apenas um tipo de certificação, o que se mostrou insuficiente para enfrentar aquela situação.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, outubro 26, 2009

F-18 Blue Angels

Pessoal,

Não é absurdamente lindo??? Base Aérea de Miramar em San Diego na California. Decolagem em alta velocidade de um F-18 dos Blue Angels no dia 02.10.2009, partindo para se apresentar no Fleet Day em San Francisco. Reparem que o trem de pouso está terminando de se recolher e o piloto mantém o avião baixo na pista... Emocionante...

Abraços,

Sérgio

domingo, outubro 25, 2009

Stella, Your Home is in My Heart


Pessoal,

Domingo sim, domingo não, é dia de chorar. Pois é... Homem também chora. Minha filha, Stella, vem para minha casa a cada quinze dias... Hoje em dia, ela mora em Lins/SP com a mãe (em média seis a sete hora de onde eu moro). É muito duro voltar para meu apartamento quando ela vai embora e guardar os brinquedos e toda a (doce) bagunça que fazemos juntos. Mas, pelo lado bom, em quinze dias tem mais!!! Amor de pai (e mãe) é inexplicável... Tem uma música que ouço muito nestas horas. É de uma cantora chamada Chanté Moore que faz dueto com os sensacionais vocalistas do Boyz II Men. É tema do filme "How Stella Got Her Groove Back" (que no Brasil se chama A Nova Paixão de Stella). Deixando de lado a estória do filme (que eu nem vi), a música é linda e tem a frase que me marca: Stella, no matter where you are, no matter how far you go... I'll be there!!! You're home is in my heart!!!

Te amo filha!!!

Papai

Segurança de vôo

Pessoal,

Para quem gosta do tema, vou transcrever um artigo escrito nesta semana por um piloto sobre a nova ameaça à segurança aérea: a monotonia dos atuais cockpits de aeronaves, modernas e automáticas!!! É verdade. Um vôo hoje pode ser muito maçante e um cochilo dos tripulantes, por exemplo, explicaria o problema com o vôo Northwest 188 essa semana nos EUA. Pilotos com altas cargas de trabalho (leia-se cansados) e cabines que em vôo de cruzeiro ficam monótonas podem ser um sério perigo mesmo. Leiam, é excelente o artigo de Clive Irving.

Sérgio

Forget Canada geese. Pilots have a new menace: boredom. Clive Irving on why today’s automated cockpits could cause more incidents like the Northwest flight that overshot its target by 120 miles. At first sight, it seems like a bad joke: Northwest Airlines flight 188 from L.A. to Minneapolis-St. Paul forgets to land at St. Paul. In fact, the Airbus A320 flies on for another hour and 20 minutes, no less, before turning around. What happened in that cockpit? The pilots say they “lost situational awareness” while arguing about airline policy. The immediate suspicion is that they fell asleep. And from that the issue of fatigue follows.
But it’s not so simple—we could be dealing with something new.

For a long while now, the piloting community has been concerned about the undemanding workload of highly automated cockpits. Even a fully rested and awake pilot has little to do during the cruise phase of a flight in an airplane as sophisticated as the Airbus A320. If there are no weather alerts to worry about, flying can be left to the autopilot, which is part of a computerized flight-management system.

For sure, cockpit automation has greatly improved safety. These days most pilots have never faced a situation where the old-fashioned, seat-of-the-pants skills are needed to get out of trouble. The problem is that the physical part of the art of flying has atrophied. I’ve talked to experts on this, and they have a phrase for it: “Proficiency failure.”

When pilots are being tested for the sharpness of their responses, they do so without leaving the ground, in simulators that are as sophisticated as the airplane itself. Emergencies are thrown at them and, since they know that’s what they are facing, they are ready. But in the real world, flying legs between cities several times a day, it all becomes very routine. And I wonder if what we are looking at with the “fly by” of Minneapolis might not be a form of miasma—called boredom. The kind of boredom that becomes soporific. The euphemism of losing “situational awareness” could be an evasive way of describing just this altered state.

Fatigue itself is certainly an increasing concern. There are caps on the hours a crew can spend in the sky—on domestic U.S. flights, regionals, and majors, pilots can fly for only eight hours in any 24-hour period. But that leaves a whole invisible world away from the cockpit that can’t be regulated. The rule is that after a flight the pilots should have at least nine hours of consecutive rest. But who’s watching?

The often harsh reality of crew rest times was exposed by the crash of Continental Flight 3407 in Buffalo early this year. The co-pilot, 24-year-old Rebecca Shaw, had hitched flights on FedEx planes, involving a cross-country “red-eye” from her home in Seattle, before reaching Newark, the departure point of Flight 3407. The pilot, Marvin Renslow, had had a full day’s rest the day before but had slept in the Newark crew lounge before departure, against the regulations of the company operating the flight for Continental, Colgan Air.

Then there is micro-sleep, the kind that causes road accidents when a fatigued driver slips involuntarily into a few seconds of sleep, but that’s enough to be fatal. Research carried out for the U.S. military found that 80 percent of regional pilots admitted to nodding off during a flight. The cockpit voice recorders should quickly expose to the National Transportation Safety Board what happened on Northwest 188. Protracted silence would be the most telling thing. Were they just bored out of their minds?

Bolsa-Ignorância!!!

Pessoal,

Eu sempre achei que esta história de bolsa isso e aquilo não resolve e só aprofunda o problema. Como parte de uma estratégia poderia até ser, por algum tempo. Porém, os programas sociais deste (des)governo são mesmo uma demagogia barata e só ajudam a comprar votos de desdentados mentais. Hoje saiu uma pesquisa no jornal O Globo (clique AQUI e leia a íntegra) que confirma isso em números: nas 85 cidades do país com maior cobertura do Bolsa Família, só 1,3% da população trabalha com carteira assinada!!! É incrível... A pesquisa mostra a realidade em uma cidade, por exemplo, no Maranhão, chamada Presidente Vargas. Nela, há vagas de empregos e o povo não as quer... Segundo a reportagem de Regina Alvarez, os beneficiários do Bolsa Família em Presidente Vargas não estão no mercado formal nem no informal. O programa mantém as crianças na escola, mas a maioria das famílias está acomodada com o benefício, que varia de R$ 22,00 a R$ 200,00. Elas têm medo de perdê-lo ao adicionar outra fonte ao rendimento familiar. Assim, não demonstram interesse em cursos de qualificação profissional. Como eu já disse antes, o futuro do Brasil com este tipo de mentalidade no povo, estimulado pelo nosso presidente, será negro. Hoje, só somos o que somos, em questão de uma certa estabilidade econômica pelo que começou 15 anos atrás, com o Plano Real do FHC. O único mérito do Lulla foi não mexer nisso. Só que isso é pouco. Em menos de 15 anos vamos sentir a herança maldita destes dois governos do PT. Essa é só a ponta do Iceberg. Essa ignorância em termos econômicos e de estudo do povo, vai desembocar em desqualificação profissional que seria necessária para avançar com o país, gera insatisfação, injustiça social e, claro, ao final, violência. Triste!!!

Sérgio

sábado, outubro 24, 2009

Martin Page - The House of Stone And Light


Pessoal,

Foi realmente bonito ouvir esta música pela primeira vez. 2008, ao final de uma viagem de trabalho aos EUA, estava em Miami com meu eterno brother Marcos Santos, pronto para voltar ao Brasil. Houve um atraso de mais de três horas... Quando finalmente pudemos embarcar, me vi em uma das janelas de um Boeing 777-200 da American Airlines. Porém, ao fechar as portas, novo problema de pressurização e mais um atraso. Como queria poupar meu iPhone para ver filmes no vôo e queria saber o que acontecia com a aeronave, passei a ouvir um dos canais de som do 777. São 16 canais e eu fiquei mudando de um para o outro. Quando o avião começou o push-back (ou seja, sair do gate para decolar) um deles começou tocar uma musica que me pegou de surpresa pela letra e também pela melodia, com sons tribais em meio a um soft-rock. Me apressei em pegar a revista de bordo da American e achei o que procurava: Martin Page cantando The House of Stone And Light.

Martin Page eu já conhecia... Afinal, em 15 anos de rádio, se conhece muita gente (ou melhor, se conhece o trabalho de muita gente). Ele é inglês, mas foi nos EUA que fez sucesso. É mais famoso pelas músicas que escreveu do que pelas que tocou e cantou. Escreveu para muita gente. Suas músicas mais famosas são We Built This City (cantada pelo Starship, uma das minhas músicas prediletas), King of Wishful Thinking (Go West) e These Dreams (Heart, outra música com destaque na trilha sonora da minha vida). Tocou no fim dos anos 80 com a banda Q Feel e em 1994, não sei de onde, fez essa linda música!!! Me apaixonei pela letra logo na primeira vez. Ouvi-la naquele dia, ao sol de Miami, em meio à saudade de casa, foi especial. Hoje, sem querer, ouvi de novo essa música no início da noite e resolvi trazê-la aqui para compartilhar!!!

Um dia, também quero ir para esta casa de pedra e luz!!! Vejam a letra abaixo... A parte que mais gosto diz "It's been too long, my spirit's been at war. Havasupai Shaman, let me be reborn"./ Traduzindo: "faz muito tempo que meu espírito está em guerra... Deus, permita-me renascer". Apenas para situar as coisas, Havasupai é um termo que designa a tribo Havasu ’Baaja, índios que vivem no estado do Arizona. LInda música. A qualidade do vídeo e do som não é das melhores, mas a música é!!! Enjoy!!!

Abraços,

Sérgio

sexta-feira, outubro 23, 2009

Putz... E agora???

Pessoal,

Parece piada, mas não é: Dois pilotos da companhia americana Northwest Airlines entraram numa discussão tão arrebatadora em vôo que se esqueceram de pousar o avião. Foi ontem, 22.10.2009. Um Airbus A320 que fazia o trajeto San Diego-Minneapolis, nos EUA, não pousou no destino previsto e percorreu 240 km para além da cidade. A causa foi uma discussão entre os dois pilotos do avião que estava animada ao ponto de não permitir a eles escutarem os controladores de vôo durante uma hora. Quando os controladores finalmente conseguiram contatar o piloto obtiveram respostas tão vagas que pensaram que poderia ser um sequestro, segundo a CNN.

Os controladores de Minneapolis ordenaram ao piloto que fizesse uma série de manobras desnecessárias para ter a certeza de que eram mesmo os pilotos que estavam na cabine do avião antes de liberar o pouso. Caças da Força Aérea dos Estados Unidos já estavam em posição de descolagem em Madison, Wisconsin, caso se confirmasse o sequestro do vôo 188. O Conselho Nacional de Segurança e Transportes americano (NTSB) iniciou uma investigação do ocorrido e os dois pilotos foram suspensos à espera dos resultados da investigação, disse um porta-voz da Northwest Airlines.

Abraços,

Sérgio