sexta-feira, julho 02, 2010

Foi surpresa???

Pessoal,

O que aconteceu hoje não foi uma surpresa, não é mesmo? A não ser pelos ufanistas que acreditam no que a Globo diz, todos que olhavam com seriedade e imparcialidade não acreditavam nessa seleção de jogadores sem conjunto que o medíocre e mal-educado Dunga (isso é nome?) levou para a Copa 2010. Era "fabuloso" daqui, "melhor do mundo" ali (para aquele goleiro fraco que entregou três gols no mundial)... Muita estrela, muito salto alto, pouco jogo, pouca união, pouca vibração, pouca garra e (quase) nenhum futebol. Comentei com os amigos com os quais vi os jogos que hoje seria nosso primeiro jogo de verdade na África e... sem surpresa, não passamos para as quartas de final. Bom, para quem não ganhou nem de Portugal, era demais mesmo.

A Globo alardeia que somos os melhores do mundo no futebol, mas não é bem assim. A imagem acima é do site oficial da Fifa que descreveu nossa seleção como "despreparada" para o jogo que teve com a Holanda. O mundo já não nos olha como antes. Ontem criticaram o ex-jogador holandês Cruyff, que foi grande craque na Laranja Mecânica de 1974, eliminando o Brasil daquela Copa, que disse: "Onde está a magia brasileira? Não consegui entender por que Dunga escolheu alguns jogadores. Onde está o talendo no meio de campo? O Brasil precisa jogar com mais intensidade, mais 'pegada', porque eles não são especiais. São como qualquer outro time nesta Copa do Mundo".

Antes que digam que não sou patriota (o que não é verdade, sou apenas crítico) e que não entendo de futebol (o que é verdade, apesar de saber a diferença entre um time bom e um ruim), transcrevo aqui as palavras de Antonio Maria Filho, que é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo: "Na véspera do jogo, Johann Cruyf fez pouco do Brasil e entre outras coisas disse que jamais compraria ingresso para ver a seleção de Dunga. Depois da nossa eliminação, o técnico Bert van Marwijk, da Holanda, disse nas entrevistas que sua seleção poderia ter vencido por 4 ou 5 a 1. Temos recebido críticas de pessoas do ramo e não é de hoje. Pode haver até algum exagero, ainda assim está na hora de o futebol brasileiro passar por uma reciclagem e parar com aquele negócio de transformar em craque qualquer bom jogador. Mostramos muito pouco na África do Sul e precisamos analisar as críticas friamente com a razão e não com o coração. Só assim descobriremos o que está errado. O trabalho para a Copa de 2014 tem que começar já ".

Enfim, pelo menos o Brasil nesta semana vai trabalhar. A Copa do Mundo é uma época de baixa de produção em empresas, baixa de vendas no comércio (exceto de bebidas e alimentos) e de selvageria (no exato sentido da palavra) nas ruas, em especial dos motoristas, bêbados, antes e depois dos jogos. Até que enfim vamos trabalhar e deixar de torcer (afinal, a gente sempre torce) por um grupo de jogadores que nem são tão brasileiros assim (quantos jogam aqui?) e nem se dedicam tanto. Pena que o sentimento de patriotismo desse povinho vai embora. A bandeira, as cores, serão todas enterradas como símbolo de vergonha. Isso é trágico, pois era a hora de manter o amor pela pátria. Porém, não nutrimos esse sentimento, já que a Globo só "vende" esse sentimento de orgulho pela nação a cada quatro anos.

Torcerei pelo Uruguai, pelo Paraguai e pela Argentina. São da América do Sul e, de mais a mais, se eles ganharem, quem sabe nossa seleção e a CBF tomem vergonha na cara e treinem uma seleção competente com um técnico à sua altura (chega de anões) para 2014!!!

Sérgio

PS 1: Parabéns Holanda!!! Foi justo, jogaram melhor!!!

PS 2: "1 Dunga, 23 Sonecas e 180 milhões de Zangados cantando: eu vou, eu vou pra casa agora eu vou..." (via Twitter por cris_michell)

Nenhum comentário: