sexta-feira, julho 30, 2010

Lula, de novo...

Pessoal,

Mais uma vez nosso presidente, ridículo, deslumbrado, despreparado, apedeuta, traz problemas à imagem externa do Brasil. Além disso, mais uma vez, nossa Política Externa se mete em problemas de países vizinhos sem ser chamado e nos causa embaraços. Veja na matéria abaixo, o G1 mostra que Lula tentou minimizar a situação entre a Colômbia e a Venezuela, como se fosse uma questão pessoal entre os presidentes. Isso, além de ser uma inverdade, minimiza uma séria crise pelo fato da Venezuela abrigar terroristas das Farc que aterrorizam a Colômbia e pretende "inocentar" o também ridículo Chaves, amigo de Lula. Nosso presidente chegou ao cúmulo de dizer que temos de "ter paciência", referindo-se aos últimos dias de mandato de seu colega, Álvaro Uribe, desconsiderando-o completamente enquanto presidente eleito e em exercício de mandato, como se ele não tivesse direito de nada por estar a dias de deixar a presidência. Poucas vezes se viu tamanha estupidez em uma declaração de um presidente sobre um colega. É uma vergonha... E esse homem, Lula, é considerado ótimo ou bom por quase 90% dos brasileiros. Simplesmente não entendo!

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, lamentou nesta quinta-feira (29) declarações de seu colega brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva sobre a ruptura de relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, segundo comunicado oficial. Uribe "deplorou" o fato de Lula se referir à crise diplomática como se fosse um "caso de assuntos pessoais", ignorando a ameaça que seria para a Colômbia a presença da guerrilha das Farc em território venezuelano. "O presidente da República deplora que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem temos cultivado as melhores relações, se refira a nossa situação com a República Bolivariana da Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais, ignorando a ameaça que, para a Colômbia e o continente, representa a presença dos terroristas das Farc neste país", diz a nota. "O presidente Lula desconhece nosso esforço para buscar soluções através do diálogo", continua a nota, que insiste em que a única solução para a crise é que a Venezuela não permita a presença de guerrilheiros em seu território. O presidente Lula, por intermédio do porta-voz da presidência, afirmou que "não acha apropriado" responder às críticas.

As declarações de Lula foram feitas na véspera. Lula disse que pretende se reunir com Uribe, com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para ajudar a reconciliar os vizinhos. O brasileiro afirmou que só acredita que uma solução possa ser buscada depois da posse de Santos, em 7 de agosto. .“ O que nós temos é que ter, primeiro, paciência, que o presidente Santos tome posse”, disse Lula. Colômbia denunciou diante da Organização dos Estados Americanos (OEA) que na Venezuela estão escondidos em torno de 1.500 guerrilheiros colombianos, acusação negada por Caracas e que provocou a decisão do governo de Hugo Chávez de romper relações no último dia 22 de julho. Nesta quinta, ocorreu em Quito (Equador) uma reunião extraordinária da Unasul (União Sul-Americana de Nações) para tentar a conciliação. Os chanceleres sugeriram à presidência do organismo que convoque uma cúpula presidencial para discutir um possível acordo.

Sérgio

Nenhum comentário: