Notícia estranha e preocupante... Na matéria, a frase "o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado" me preocupa muito. Nos Boeing's que manda é o piloto. No Airbus ele é mais um passageiro. Na prática, o equipamento que limita a ação do leme (Rudder Travel Limiter - RTL) falhou três vezes por uma falha na solda dos componentes da unidade. As três primeiras falhas foram corretamente tratadas pelo computador de voo. A quarta fez com que parte do sistema (Flight Augmentation Computers CB's) entrassem em modo RESET, desligando a o Autopilot (piloto automático) e o Autothrust (aceleraor automático), sem chance para os pilotos, a mais de 30.000 pés. Um horror! Mais detalhes neste LINK. Matéria G1:
Uma falha mecânica foi a causa principal do acidente mortal do Airbus A320-200 da companhia AirAsia que caiu no dia 28 de dezembro de 2014 nas águas da ilha de Bornéu com 162 pessoas a bordo, anunciaram nesta terça-feira (1º) as autoridades da Indonésia. Os repetidos erros no computador do controle de voo do avião devido a uma rachadura na junção de uma soldadura fizeram com que o piloto perdesse o controle da aeronave, disse o Comitê Nacional de Segurança do Transporte da Indonésia em entrevista coletiva na capital Jacarta, segundo a emissora de televisão "Channel NewsAsia". O relatório final apresentado nesta terça determina que o computador do controle de voo falhou quatro vezes antes que a aeronave entrasse "em estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado".
De acordo com o relatório, a ação da tripulação após os erros no computador e sua tentativa de reparar o problema resultaram na impossibilidade de controle da aeronave. O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na ilha de Java, na madrugada do dia 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde. Ainda segundo os investigadores, há indícios de que um disjuntor tenha sido puxado antes de o avião cair – entretanto, não foi encontrada nenhuma prova concreta de que isso tenha ocorrido. Na aeronave viajavam três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas. O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio quando o piloto, antes de perder comunicação, solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés a 38 mil para evitar uma tempestade que tinha encontrado em seu caminho. Naquele momento, a aeronave sobrevoava o mar ao sul da ilha de Bornéu. A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião virou para a esquerda, subiu até 37.400 pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda mortal em direção ao mar.
Sérgio
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