Aeroportos terão até 11 aviões extras no fim de ano para evitar overbooking. Ah... Agora vai! E antes que eu me esqueça, Papai Noel vem aí! Matéria G1:
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, o diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, e representantes de companhias aéreas brasileiras anunciaram, na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Anac no Centro do Rio, as medidas da Operação Fim de Ano do setor. Entre elas, está a disponibilização de até 11 aeronaves extras nos 12 principais aeroportos do país, como medida contra o overbooking. Só em dezembro de 2012, são esperados 17,4 milhões passageiros, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período em 2011. “As aeronaves extras devem chegar a 7, 8, e em momentos de pico, podendo chegar a 11 aeronaves extras, em um somatório das empresas. Estão incluídos os grupos TAM, Gol, Azul Trip e Avianca. Nós procuramos identificar eventuais acúmulos ou demandas, atrasos em check in”, analisou Eduardo Sanovikz, Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. “O grande truque para fazer os aeroportos funcionarem direito é esse trabalho em conjunto. Nosso foco é melhorar a qualidade de atendimento ao passageiro, para isso, todas as companhias aéreas participam da operação, com o objetivo de evitar overbooking”, explicou Wagner Bittencourt.
10,5% de atrasos
Até novembro de 2012, os números registraram 10,5% de atrasos e 4,6% cancelamentos, segundo Wagner Bittencourt. Em 2011, este percentual foi de 13,6% de atrasos e 4,8% de cancelamentos. “Temos que levar em consideração que houve aumento de passageiros e aeronaves e mesmo assim os números estão tendendo a cair. Se a gente olhar dezembro e janeiro, meses mais críticos, foram 14,2% e 3,6% de cancelamentos de 2011 para 2012. Esses números do ano passado são números muito aderentes ao que acontece no primeiro mundo. Nós estamos com uma tendência de padrões internacionais”, explicou. Aeronaves reservas, antecipação de manutenção programada, tripulação de guichês de check in, manutenção de equipes de atendimento presencial nos aeroportos, estímulo ao check in pela internet e nos totens de autoatendimento são outras medidas determinadas pela Anac às companhias aéreas, para evitar o overbooking, de acordo com o ministro. “Vamos cumprir rigorosamente todas as deliberações da Anac, no sentido de garantir um fim de ano tranquilo, agradável. Em condições normais, pretendemos ter zero de overbooking, não pretendemos deixar ninguém no chão”, prometeu Sanovickz. Para garantir o cumprimentos das medidas, a Anac prometeu intensificar a fiscalização em 12 aeroportos do país: Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) , Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG) Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Em 2011, esta fiscalização aconteceu apenas em seis deles. Na operação, serão envolvidos 290 servidores.
Aumento da renda
Para Bittencourt, este aumento do número de passageiros no aeroportos do país está ligado ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro e à queda dos preços das passagens. “Ano a ano temos tido um crescimento de demanda, por alguns motivos, como o crescimento da renda, o que permite que as pessoas possam utilizar mais o transporte aéreo. Ano passado, transportou mais passageiro do que o ônibus interestadual. Hoje, média renda consegue utilizar o transporte aéreo, o que facilita muito a vida das pessoas. De dezembro até junho, houve uma queda de um valor constante da passagem, com uma média em 2011 de R$ 282. Até junho deste ano, esta média era de R$ 272s. Isso proporcionou o crescimento que estamos vendo”, explicou.
Medidas para a população
Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovickz, três medidas podem ajudar a evitar ainda mais inconvenientes aos passageiros, como transportar crianças com a documentação. “São três pontos muitos simples, mas é importante para o consumidor estar atento. Primeiro, que todos prestem atenção e levem os documentos das crianças para o aeroporto, nos impressiona, mas o pessoal acaba não levando e a criança precisa ter documento para embarcar”, explicou. Outra medida a ser tomada pelo consumidor que pode facilitar a sua passagem pelos aeroportos, segundo Sanovikz, é fazer o check in pela internet. “Faça o web-check in, isso vai lhe ajudar a tramitar muito mais simplesmente, muito mais rápido para a sua viagem", afirmou. Outra atitude recomendada para a população é ter atenção ao peso da bagagem. "Procure manter o equipamento dentro do peso permitido, porque cada vez que uma pessoa chega com excesso de peso isso demanda outro trâmite. Esses inconvenientes podem ser evitados”, concluiu Sanovicks.
Sérgio
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