sábado, dezembro 04, 2010

Rick Rescorla


Pessoal,

Sabem quem é Rick Rescorla? Cyril Richard Rescorla era inglês e nasceu em 1939. O que ele fez de importante? Salvou milhares de pessoas no dia 11 de setembro de 2001. A história é assim: no ano de 1993, dia 26 de fevereiro, ao meio-dia, uma violenta explosão de um carro-bomba no segundo nível de garagens do World Trade Center (W.T.C) sacudiu o prédio, matou cinco pessoas e abriu cratera de 60 m de diâmetro por 10 de profundidade. Entre densas nuvens de fumaça e poeira, houve um caos.. Foram necessárias seis horas para evacuar as 50 mil pessoas nos edifícios que compunham o complexo.

Após rápida investigação, o FBI prendeu os palestinos Nidal Ayyad (engenheiro químico) e Mohammad Salameh. O segundo alugou um micro-ônibus e o transformou em uma bomba. Em seu ódio, os fundamentalistas de Osama Bin Laden denunciavam a aliança de príncipes sauditas corruptos com o império de Wall Street que, segundo a Al Qaeda, mantinham elevado padrão de vida à custa de roubar petróleo dos árabes.  Infelizmente, os números da economia em 1993 davam razão a Bin Laden: um galão (3,8 1itros) de gasolina, na bomba, em Nova York, custava um dólar. O salário-mínimo novaiorquino era de US$ 5,50 por hora. Logo, uma hora de salário-mínimo comprava 21 litros de gasolina. Um escândalo!

Porém, onde entra Rick Rescorla? Ele era chefe da segurança da corretora Morgan Stalnley, no W.T.C. Apenas nos escritórios da empresa trabalhavam 2.800 funcionários. Em 11 de setembro de 2001 só morreram seis, graças à ele. No total, 2.794 funcionários da Morgan Stanley que se salvaram na catástrofe devem a vida a Rick Rescorla, conforme a revista The Economist, de 23 de setembro de 2006 confirmou.  Desde 26 de fevereiro de 1993, Rescorla já sugeria que empresa onde trabalhava se mudasse para um complexo térreo, cercado de jardins como um “campus”, no vizinho estado de Nova Jersey. Para ele, o W.T.C. era uma ratoeira que, mais cedo ou mais tarde, terroristas iriam tentar explodir!

Na empresa, ninguém dava a mínima para o chefe da segurança, até que houve o primeiro atentado. Isso finalmente despertou a alta direção do Morgan Stanley, que se deu conta que Rick Rescorla era um profissional competente. Deram-lhe carta-branca. Rick organizou exercícios mensais, obrigatórios, de abandono do prédio. Durante anos ele foi odiado pelos 2.800 funcionários. Todos tinham que participar dos treinamentos mensais, desde o presidente até o mais humilde faxineiro. Rick era profético: no próximo atentado, esses calhordas irão usar aviões!!!

Isso não é mentira ou teoria da conspiração. Vejam parte do documentário dele acima, leiam na Wikipedia ou vejam uma das dezenas de páginas na web sobre o assunto. Não é incrível? Em tempo: dos 6 mortos mencionados entre os funcionários do Morgan Stanley, um deles foi o próprio Rick, que durante o abandono do prédio corria de um lado para o outro, de cima para baixo para garantir que todos saíssem, ao contrário do que dizia a administração do W.T.C. Na última vez em que foi visto ele estava subindo... e não saiu quando o prédio desabou.

Sérgio

PS: Isso é herói. Jogador de volei que ganha título, atleta, não pode ser chamado de herói como faz a Globo... Mas, não dá Ibope, dá?

Um comentário:

Aldair96br disse...

excelente!!!
Aldair Hatake