Mais um kit terminado... O Blackburn (depois Hawker Siddeley) Buccaneer é uma aeronave dos Anos 50. Foi desenvolvido como aeronave de ataque nuclear para missões de alta capacidade e em alta velocidade. Seria usado (como foi) pela RAF e Royal Navy da Inglaterra entre 1962 e 1994. O único operador no exterior foi a Força Aérea da África do Sul. Foram produzidos pouco mais de 200 destes aviões, dos quais 46 do modelo S.2B (estes construídos pela HS entre 1973 e 1977), com capacidade para lançar mísseis Martel, realizando missões anti-radar e anti-navio. A carreira do Buccaneer já estava quase encerrada quando, na Guerra do Golfo (1991) a RAF já em plena campanha, se deu conta de que precisava de uma aeronave para "iluminar" alvos para ataques com bombas guiadas a laser. Os aviões que tinham esta capacidade eram os S.2B, da base aérea de Lossiemouth. Assim, treze aeronaves foram pintadas às pressas na cor "Desert Sand" (também chamada de "Desert Pink") e enviadas para o Golfo (chamados de Sky Pirates), para apoiar Tornados e outras aeronaves. Fizeram muitas missões de apoio e também lançaram bombas Paveway de 1.000lbs, conseguindo inclusive, destruir um Hercules C-130 iraquiano capturado (pelo XX9894).
O kit é um Airfix (A04049) na escala 1/72 com os decais da versão recém lançada. Aliás, o decal é bom de ser aplicado, mas traz um erro que só fui perceber após a conclusão do kit e aplicação de verniz. A marcação vem para se fazer o XW895 quando a aeronave que operou no Golfo era o XX895 (XW895 era um Gazelle). No mais, kit dos anos 80 da Airfix, baseado no kit original (série S.1), com todas as desvantagens disso: não há detalhes em rodas, nada no cockpit (há decal para paineis, mas o resultado é fraco). Acabei montando este com o Royal Navy XV344, kit que já tinha há anos e notei que a nova versão (que faz RAF, Royal Navy e SAAF) tem um set extra de cabides e armamentos para se fazer a versão da Guerra do Golfo. Atenção para a cor: apesar de a caixa trazer o kit em cor errada (mais para o sand) a cor correta é a 250 (Desert Sand).
Baixei flaps, fiz detalhamento de relevo e optei por fazer a aeronave estacionada com marcações de proteção de sistemas e coberturas nas entradas e saídas de ar dos motores e do luminador laser (asa esquerda). Enfim, é um bonito avião e fazia falta na coleção! A base que fiz para este kit é de MDF, com o desenho de tarmac baseado em modelos que se encontra na Internet (indico o Spruemaster), na qual adicionei os símbolos do esquadrão e dados do modelo. Achei o resultado excelente e pretendo fazer isso para os demais aviões que montar de hoje em diante, pois valoriza o modelo. Para quem se interessar, abaixo vou disponibilizar o arquivo. É só baixar e imprimir!
Sérgio
Nenhum comentário:
Postar um comentário