sábado, abril 20, 2013

Gillete x Peludos


Conar absolve Gillette em processo de 'preconceito contra peludos'. Campanha com Psy e Sabrina incentivou a depilação corporal masculina. Processo foi arquivado por unanimidade pelos conselheiros do órgão. Fala sério, os "peludos" não tem mais nada para fazer? Meu amigo, isso é ridículo. Ainda bem que o Conar reestabeleceu a razão. Matéria do G1:

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) absolveu a Gillette no processo aberto após críticas de consumidores à campanha feita pela marca para incentivar a depilação do peitoral masculino. Os conselheiros do Conar decidiram na quinta-feira (19), por unanimidade, pelo arquivamento do processo. Ou seja, não foi imposta qualquer restrição à campanha "Quero ver raspar". Em mensagems encaminhadas ao Conar, consumidores classificaram a propaganda veiculada durante o carnaval como “preconceito contra os peludos” e afirmaram que o filme “tacha” o grupo de homens com pelos no peito como “nojentos”. Segundo o Conar, os conselheiros do órgão entenderam que não houve desvio ético na campanha uma vez que as supostas discriminações apontadas pelos consumidores são de natureza "estritamente estética", o que não está capitulado no código de autoregulamentação.

A assessoria de imprensa do órgão explicou que as discriminações previstas no código são as de natureza sexual, racional, religiosa, política e de nacionalidade, e que o Conar "não pode punir um anúncio somente porque muitos consideraram de mau gosto". Procurada pelo G1, a Gillette ainda não comentou a decisão do Conar. No comercial criado para o carnaval, Sabrina e as gêmeas do nado sincronizado usam a expressão “quero ver raspar” para compor uma versão diferente do refrão de “Gangnam Style”. No filme, as musas resolvem desafiar os homens para ver quem tem coragem de raspar o peito para agradar as mulheres. Elas então ligam para o ‘amigo’ Psy e pedem a ajuda do coreano na empreitada que as meninas batizam de “Quero ver raspar”.

O vídeo da campanha foi retirado no canal da Gillette no YouTube e na página da marca no Facebook em meados de fevereiro. A empresa afirmou na época que a campanha foi retirado do ar uma vez que tinha o propósito de anunciar a vinda de Psy para o carnaval e que "nas próximas semanas, novas etapas da campanha estarão no ar". "O vídeo vinculado nas redes sociais com o cantor Psy, a apresentadora Sabrina Sato e as atletas Bia e Branca Feres foi uma iniciativa da Gillette para anunciar a vinda do astro sul-coreano para o Brasil, como primeira grande etapa da nova campanha da marca, que visa fomentar o “body shaving” (depilação corporal masculina)", afirmou a Gillete em comunicado divulgada após a abertura do processo.
Repercussão nas redes sociais A campanha “#Quero ver raspar” foi promovida durante o carnaval também na fanpage da Gillette no Facebook. “Já raspou? Não? Então você ainda não está pronto para se dar bem no carnaval”, dizia uma mensagem publicada pela marca ao lado de uma imagem de peito masculino depilado e repleto de marcas de beijos.

Críticas à campanha foram publicadas na própria página da Gillette no Facebook. “A maior palhaçada que eu já vi na minha vida! Em pleno século XXI, me aparece uma marca tentando impor um padrão estético”, escreveu o internauta Italo Bacci. “Ô Gillette, eu gosto de homem PE-LU-DO!”, protestou a consumidora Cristiane Souza. Mas teve também que curtiu. "Que legal! Já imaginaram as mulheres peludas? Direitos iguais? Por que o homem não pode depilar? Acho que todos já assistiram filmes das décadas de 70-80-90. Viram cenas de nudez? A mulher tinha mais pelos pubianos que o necessário. Hoje 99,9% usam a depilação em todo o corpo", escreveu J Icassati Icassati. Em respostas às críticas, a Gillette postou mensagens em sua fanpage afirmando que a campanha “baseia-se em um vídeo engraçado e irreverente focando na preferência das mulheres por homens lisinhos, sempre respeitando nossos consumidores”.

Sérgio

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