domingo, abril 15, 2012

Titanic: Momentos Finais 3


O fim estava próximo. Pouco menos de uma hora da tragédia e o navio que era insubmersível, estava com sua imponente proa sob o gélido Oceano Atlântico. Ainda assim, estranhamente, uma calma (ou resignação) era o estado de espírito da maior parte das pessoas

Por volta da 1h30, quando a proa já estava totalmente submersa, as pessoas mal conseguiam se manter em pé no deck inclinado. Alguns passageiros tentaram pular dentro de um dos botes salva-vidas, quase lotado, mas foram impedidos por tiros de advertência. À 1h55, até o homem mais rico a bordo, John Jacob Astor, teve que aceitar que seu dinheiro não valia mais nada. Ele levou sua esposa grávida para um bote salva-vida e pediu permissão para embarcar com ela. Mas o Oficial Lightoller foi irredutível: somente mulheres e crianças. O bote finalmente foi lançado, com apenas dois terços de sua capacidade.

De acordo com os sobreviventes, assim que todos os botes foram baixados ao mar, uma estranha calma percorreu os decks. Por volta da 1 hora, a proa já estava embaixo d’água. A banda de música ainda tentou manter elevado o moral dos que estavam condenados à morte, tocando animados ragtimes. Alguns passageiros pareciam ignorar o que estava acontecendo. Na sala de fumantes da primeira classe, homens jogavam baralho tranquilamente. O herdeiro dos Guggenheim insistiu em vestir seu melhor traje de noite, dizendo que ao menos preferia “morrer como um cavalheiro”.

Sérgio

Nenhum comentário: