sexta-feira, abril 20, 2012

Visto Estados Unidos


Boa notícia para quem quer um visto para entrar nos Estados Unidos. Matéria G1:

Os Estados Unidos vão implantar novos procedimentos para concessão de vistos aos brasileiros a partir de maio. A coleta dos dados e dos documentos passará a ser feita também em postos fora dos consulados: São Paulo terá dois novos pontos e Belo Horizonte vai contar com um endereço. Com a mudança no sistema, o agendamento será realizado em um novo site na internet a partir de 30 de abril. Em 7 de maio começarão as atividades dos novos postos onde os viajantes deverão dar entrada nos documentos. Saiba mais sobre como tirar o visto. Atualmente, a autorização de entrada no país norte-americano é concedida em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. O que o novo sistema quer é justamente desafogar os consulados para que a análise dos pedidos seja mais rápida. Para isso, o serviço vai ser descentralizado. A coleta dos dados e documentos será feita  fora dos consulados. A foto do viajante também será tirada no local. Antes, era preciso trazer a foto de casa. A entrevista com os diplomatas americanos, que só será necessária para quem estiver pedindo visto pela primeira vez ou em casos excepcionais, vai continuar sendo feita nos consulados.

Três de cada dez viajantes que pedem o visto americano em São Paulo não moram na cidade. Em um primeiro momento, para essas pessoas, o novo sistema pode até dificultar um pouco o processo, já que elas terão que ir uma vez ao posto para entregar os documentos e depois voltar a São Paulo para a entrevista no consulado. Entretanto, baseado na experiência de outros países que já implementaram este mesmo sistema, o consulado americano acredita que dentro de pouco tempo o visto vá ficar mais fácil para todo mundo.
“Nós temos a expectativa, com esse sistema e com os outros passos que temos implantado, atender nesse ano até cinco mil pessoas por dia até o fim de junho, e talvez ainda mais até o fim do ano”, comenta William Popp, cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo. A partir de 7 de maio, a documentação também poderá ser entregue em um posto em Belo Horizonte.

Números da Embaixada dos Estados Unidos, divulgados no começo de abril, mostram que a quantidade de vistos concedidos a brasileiros para entrada no país norte-americano em março deste ano aumentou em 62% em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com os dados, foram processadas 115.269 autorizações no último mês. O maior crescimento na emissão foi registrado no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que processou 103% a mais de autorizações para entrada de brasileiros nos Estados Unidos, se comparado com março de 2011. Entre janeiro e março deste ano, foram concedidos 296.637 vistos, 56% a mais que no ano anterior. O Rio de Janeiro também aparece com o maior acréscimo (106%) no número de autorizações nos primeiros três meses deste ano: 93.841 vistos. Os dados mostram que o tempo de espera pelo visto é maior em São Paulo, onde os brasileiros esperam em média 35 dias pela autorização de entrada nos Estados Unidos. Em Brasília e no Rio, esse tempo é de 7 dias, e no Recife chega a 15 dias.

Sérgio

Nenhum comentário: