A história segue... Fatos ocorridos entre 00h00 e 00h25. Todos se dão conta de que o impossível está prestes a acontecer:
Lá embaixo, nas entranhas do navio, os efeitos da colisão com o iceberg era mais visíveis. Os bombeiros e engenheiros ouviram o barulho do choque e viram a água jorrando. A ordem era selar imediatamente as escotilhas para cortar a corrente de ar para as fornalhas. Mas a sala de correspondência já estava inundada quando o Capitão Smith e um construtor naval investigaram a situação vinte minutos após a colisão. O casco do navio era divido em 15 compartimentos impermeáveis, se apenas quatro deles tivessem sido danificados, o navio teria conseguido flutuar, mas cinco deles haviam sofrido danos. Como estes logo ficariam cheios de água, inundando também os outros compartimentos, o Titanic estava destinado a afundar. O construtor naval calculou que restava no máximo uma hora para evacuar o navio. O Capitão Smith não perdeu tempo. Ele sabia que no mínimo 1000 pessoas teriam que permanecer a bordo, já que não havia botes salva-vidas suficientes para todos.
Por volta das 0h15, ele deu ordens para tirar a cobertura dos botes e enviou um SOS. Esse sinal acabara de ser introduzido nas embarcações da época, e o Titanic era um dos primeiros navios a usá-lo. Quando os foguetes sinalizadores foram disparados, os passageiros perceberam que algo terrível havia acontecido. Muitos haviam seguido as instruções e já aguardavam no deck dos botes, vestindo coletes salva-vidas. O acesso aos botes salva-vidas seguia uma regra geral simples: mulheres e crianças primeiro, independente de suas posses. A bombordo, o Segundo Oficial Lightoller coordenava o embarque nos botes; a estibordo, ficava o Primeiro Oficial Murdoch.
Por volta das 0h25, o primeiro bote foi lançado, apesar de levar apenas 28 passageiros da primeira classe, quando havia 65 assentos disponíveis. Enquanto Lightoller teve que insistir em deixar apenas as mulheres e crianças embarcarem primeiro, Murdoch estava tendo problemas para convencer as pessoas a entrar nos botes. Inicialmente, muitas pessoas ainda acreditavam que o Titanic era mais seguro. Algumas senhoras de mais idade foram até obrigadas a entrar nos botes contra sua vontade. Enquanto isso, cenas dramáticas aconteciam no deck. A milionária Ida Straus se recusava a ser resgatada para, depois de um longo casamento, ter que se separar de seu marido. Outros homens, corajosamente, disseram adeus às suas famílias. Os passageiros da terceira classe foram os últimos a saber da colisão. Alguns só perceberam o desastre quando suas cabines já estavam inundadas. Em pouco tempo, o caos tomava conta do Titanic. Em apenas uma hora, 25 mil toneladas de água inundaram o navio.
Sérgio
Nenhum comentário:
Postar um comentário