quinta-feira, abril 19, 2012

Privacidade no mundo moderno


Privacidade & Internet são coisas que não combinam. Amigos, em um aspecto ele está certo: nossos dados estão aí e não são mais nossos. Por outro lado, isso não volta... Matéria Olhar Digital:

Tim Berners-Lee, o professor do MIT que criou a World Wide Web, disse em uma entrevista para o jornal The Guardian que os internautas devem exigir das empresas de internet seus dados pessoais. O pai da web afirmou que as pessoas devem se mostrar mais presentes quando assunto é pressionar gigantes como Google e Facebook.

Durante a entrevista, o professor relembrou que houve uma explosão na quantidade de informações personalizadas, que passaram a ficar registradas em grandes sites. Além disso, ele afirmou que as pessoas ainda não se deram conta do valor destes dados e nem como eles podem ser úteis para os próprios usuários.

O grande problema, segundo o criador da web, é que as empresa tem as informações, mas a população, não. Ele ressaltou que não existem programas em que o internauta possa usar seus dados compartilhados em seu próprio benefício.

Berners-Lee ainda disse que é preciso ter muito cuidado com o que é publicado na internet. "Onde quer que você coloque seus dados, você deve se certificar de que poderá recuperá-los. Talvez nossos netos possam ser capazes de ver nossas fotos", comentou. Para ele precisa haver um equilíbrio, por exemplo: para uma loja é útil que ela saiba o tamanho das roupas de seus clientes, pois nem sempre eles vão se lembrar disso. No entanto, para um site, nem todos os dados são relevantes desta maneira. "Estamos caminhando para um mundo em que ao invés de impedir as pessoas de obterem nossas informações pessoais, precisamos que elas concordem em não usar estes dados para fins específicos", explicou.

O professor também lembrou que é preciso se certificar de que as pessoas não usem informações privadas para obter benefícios. "Preciso ter certeza de que um agente de seguros, que é amigo de um amigo meu no Facebook, não use meus dados pessoais para definir o valor da apólice", ressaltou.

Por fim, o pai da internet afirmou que já está vendo certas mudanças. De acordo com ele, algumas companhias já desenvolveram soluções para que os consumidores recuperem seus dados mais facilmente, como o Facebook, que manda alguns dados de volta para o usuário.

Sérgio

Nenhum comentário: