sábado, abril 07, 2012

E a vovó conseguiu...


E, a vida imita os filmes... Achei muito legal. Matéria G1:

Uma idosa tomou o controle e conseguiu pousar um pequeno avião após a morte de seu marido, de 81 anos, que pilotava a aeronave. O pouso ocorreu em um pequeno aeroporto do nordeste do estado americano do Wisconsin, na tarde da segunda-feira (2). Helen Collins, de 80 anos, havia tido algum treinamento de voo, mas não tinha mais familiaridade com o painel de controle do bimotor Cessna do marido, explicou Keith Kasbohm, diretor do aeroporto de Cherryland. Outro piloto acompanhou o voo de Helen e ajudou a guiá-la, mas ela fez o pouso sozinha. John Collins, de 81 anos, foi declarado morto no hospital.

Quando John passou mal, Helen ligou pelo rádio para o telefone de emergência, permitindo que o pessoal do controle de tráfego aéreo local avisasse o aeroporto. Kasbohm chamou Robert Vuksanovic, um piloto que morava a menos de dois quilômetros dali. Robert pegou outro pequeno avião e decolou em direção ao Cessna do casal. Pelo rádio, ele deu instruções a Helen para ajudá-la a pousar. "Ele sentiu que seria fácil", disse Kasbohm. "Com ele ajudando, ela podia controlar a velocidade e a altitude do avião antes de tentar pousar." O pouso foi bem sucedido.

A polícia dos Estados Unidos divulgou a gravação das conversas por rádio com a idosa de 80 anos que conseguiu pousar um avião depois que o marido, o piloto da aeronave, morreu em pleno voo. Helen e John Collins voavam há muito tempo juntos, mas ela não sabia pilotar. Por celular, ela avisou a polícia de Wisconsin que estava no comando do Cessna 414, um bimotor de pequeno porto, pois o marido, de 81 anos, estava passando mal. As autoridades locais fizeram um outro piloto decolar com um monomotor que passou a voar junto ao avião de Helen, instruindo-a por rádio.

Robert Vuksanovic: Estamos indo bem. Estarei bem junto da sua direita durante todo o caminho. Vou dizer se você tem que subir, descer. Você não baixou os flaps, certo?

Hellen: Sim, correto.

Hellen sabia onde estavam os principais controles do avião, e isso foi decisivo quando ela foi para a aproximação final.

Robert Vuksanovic: Você tem que diminuir a potência. Reduza a potência. Reduza a potência. Corte o motor. Corte o motor. Corte o motor. Levanta o nariz. Pronto, você está no solo.
Torre: Ótimo trabalho Helen. Ótimo trabalho.

O pouso, assim mesmo, foi violento. Hellen sofreu ferimentos leves. John Collins, de 81 anos, foi declarado morto no hospital.

Sérgio

Nenhum comentário: